O temporal que atingiu a cidade de Dourados na sexta-feira (16) deixou um rastro de destruição. Dados divulgados neste sábado (17) pela Prefeitura Municipal apontam que foram 32 ocorrências envolvendo quedas de árvores, 12 de grande porte que obstruíam completamente vias públicas. Em um destes casos, um motociclista foi atingido pela árvore, enquanto trafegava pela Avenida José Roberto Teixeira, sendo socorrido com fraturas graves e levado ao Hospital da Vida.

A região noroeste foi a mais afetada pelo temporal, entretanto, o Município destacou que não houve registro de alagamentos. As árvores que caíram atingiram a fiação elétrica, provocando a interrupção no fornecimento. Equipes da concessionária Energisa MS e da Secretaria Municipal de Obras Públicas estão atuando na limpeza e reparos.
“As equipes trabalharam durante toda a noite e seguem atuando neste sábado. Para agilizar o serviço, contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, que disponibilizou uma pá carregadeira para remoção de troncos e grandes volumes de galhos”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Johnes Santana.
Ele detalhou ainda que a chuva começou por volta das 19h20 e o volume registrado foi de 9,9 milímetros, conforme dados da estação da Embrapa. Não houve registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas, mas uma casa foi destelhada pela força do vento. A Defesa Civil entregou lona para improvisar a cobertura do local.

As áreas mais atingidas incluem os bairros Vila Aurora, Jardim Universitário, Vila Matos, Monte Alegre e trechos das ruas Ponta Porã e Cidres Resolmo de Souza. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o tempo segue instável em Dourados, com previsão de novas pancadas de chuva ao longo do fim de semana, o que mantém as equipes em estado de atenção.
A previsão indica chuva entre 20 e 30 mm por hora, ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas. Para o domingo (18), a previsão é de mínima de 24°C e máxima de 35°C, com muitas nuvens. Já na segunda-feira, os termômetros devem variar entre 23°C e 34°C.
“Colocamos todas as equipes em campo desde a noite de sexta-feira para garantir a segurança da população e restabelecer a normalidade o mais rápido possível”, afirmou o prefeito Marçal Filho, que esteve mais cedo no bairro Vila Aurora, onde uma árvore caiu sobre a fiação elétrica e derrubou um poste.
Na sua avaliação, os ventos chegaram aos 100 km/h. Ele ressaltou que o Município vem intensificando ações preventivas e já removeu, nos últimos três meses, quase 400 árvores condenadas e com risco de queda. Esse trabalho seguirá ao longo do ano e, como compensação ambiental, para cada árvore retirada, duas novas estão sendo plantadas na cidade.




















