Inteligência artificial e tecnologia lideram oferta de vagas do Sisu 2026 em MS

18
Inscrições para o Sisu começam nesta segunda (19) - (Foto: Divulgação)

Cursos em EaD garantem que candidatos possam concorrer sem sair de casa; Medicina, Direito e Psicologia também estão entre as opções mais procuradas

O mercado digital ganha força já na porta da universidade: em Mato Grosso do Sul, cursos ligados à inteligência artificial, ciência de dados e tecnologia da informação lideram a lista de vagas disponíveis no Sisu 2026, incluindo oportunidades na modalidade EaD, permitindo que o estudante concorra sem sair de casa.

Segundo dados das instituições públicas de ensino, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) oferece o maior número de vagas no Estado, com 3.233 oportunidades. O destaque vai para Inteligência Artificial, com 500 vagas, seguido por Tecnologia da Informação e Ciências de Dados, com 300 vagas cada, todos na modalidade a distância.

Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Direito é o curso com maior número de vagas, 173 no total, distribuídas entre os campi do estado, sendo 17 na capital, Campo Grande. Letras, com habilitação em Português e Inglês, aparece em seguida, com 80 oportunidades. Ao todo, a UEMS disponibiliza 1.284 vagas pelo Sisu.

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) terá 957 vagas, com Medicina e Psicologia liderando a oferta, 40 vagas cada. Já o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre 960 oportunidades, sendo 120 para Sistemas para Internet, distribuídas entre Campo Grande, Aquidauana e Coxim.

O Sisu 2026 disponibiliza, no total, 6,4 mil vagas em cursos de graduação no estado, enquanto em todo o país são 274,8 mil oportunidades em 7.388 cursos ofertados por 136 instituições — a maior edição da história do programa.

Além disso, estudantes que desejam atuar na educação podem concorrer a 1.173 vagas em licenciaturas presenciais pelo programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece incentivo financeiro de R$ 1.050. Para participar, é necessário ter média igual ou superior a 650 pontos no Enem e se inscrever no programa após matrícula no curso.

As inscrições no Sisu 2026 começam no dia 19 de janeiro e seguem até 23 de janeiro pelo portal oficial do programa. O resultado da chamada regular está previsto para 29 de janeiro. Os candidatos devem utilizar a conta gov.br usada no Enem e ter realizado ao menos uma das três últimas edições do exame.