Temperaturas podem chegar a 33 °C na capital; Inmet alerta para baixa umidade em MS
O calor chega cedo, o sol domina o céu e a chuva fica fora do roteiro. Essa é a combinação prevista para Campo Grande nesta sexta-feira (23), segundo Climatempo e Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul). Apesar de pequenas diferenças nos números, os dois órgãos apontam um dia de tempo firme e temperaturas elevadas na capital.
De acordo com a Cemtec, os termômetros devem variar entre 20 °C e 33 °C, com sol predominante e variação de nuvens ao longo do dia. Não há previsão de chuva, e a umidade relativa do ar pode oscilar entre 40% e 81%.
Interior
No restante de Mato Grosso do Sul, a sexta-feira será marcada por tempo seco em todas as regiões. O calor mais intenso deve atingir o oeste do Estado, com máximas de até 38 °C em Porto Murtinho, 37 °C em Corumbá e 36 °C em Aquidauana. No norte, Coxim pode chegar aos 35 °C, enquanto Camapuã registra até 34 °C.
No leste, Paranaíba e Três Lagoas também devem atingir 34 °C. No sul do Estado, Dourados chega aos 33 °C, Iguatemi marca 33 °C e Ponta Porã fica em torno dos 30 °C.
O cenário de tempo firme se mantém no sábado (24), mas com temperaturas ainda mais elevadas e queda acentuada da umidade relativa do ar, que pode variar entre 20% e 40% em várias regiões.
Alerta do Inmet
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo para baixa umidade do ar em pelo menos 34 municípios de Mato Grosso do Sul (veja a lista completa ao final da reportagem). O aviso segue válido até sábado e indica índices entre 20% e 30%, considerados críticos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo especialistas, a combinação de calor intenso e ar seco exige cuidados redobrados, como reforçar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia e reduzir atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h. A atenção deve ser ainda maior com crianças e idosos.
A mudança no tempo está prevista apenas para o domingo (25), quando o avanço de uma frente fria oceânica pode aumentar o risco de chuvas fortes e tempestades em partes do Estado.
Municípios em alerta
- Alcinópolis
- Anastácio
- Antônio João
- Aquidauana
- Bandeirantes
- Bela Vista
- Bodoquena
- Bonito
- Camapuã
- Campo Grande
- Caracol
- Corguinho
- Corumbá
- Coxim
- Dois Irmãos do Buriti
- Dourados
- Figueirão
- Guia Lopes da Laguna
- Jaraguari
- Jardim
- Ladário
- Maracaju
- Miranda
- Nioaque
- Pedro Gomes
- Ponta Porã
- Porto Murtinho
- Rio Negro
- Rio Verde de Mato Grosso
- Rochedo
- São Gabriel do Oeste
- Sidrolândia
- Sonora
- Terenos

















