Operário vai ao Nordeste para estreia na Copa do Brasil

13
Operário lidera o Campeonato Estadual e enfrenta o ASA fora de casa na Copa do Brasil (Foto: Rodrigo Moreira/@rmp.fotografia)

Bicampeão sul-mato-grossense precisará vencer em Arapiraca para avançar na competição, que terá 126 clubes nesta edição

O Operário FC vai começar a caminhada na Copa do Brasil 2026 fora de casa. O bicampeão sul-mato-grossense terá pela frente o ASA-AL, em jogo único válido pela primeira fase, e precisará vencer no Estádio Municipal Fumeirão, em Arapiraca, para avançar na competição. A definição do confronto foi feita no sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta semana.

O Galo é o último representante de Mato Grosso do Sul a conhecer seu adversário e não terá a vantagem do mando de campo. Ambos os clubes disputam a Série D do Campeonato Brasileiro neste ano. Caso o jogo termine empatado, a classificação será decidida nas penalidades.

Os outros times sul-mato-grossenses também já têm adversários definidos. O Ivinhema FC enfrenta o Independente-AP no Estádio Saraivão, enquanto o FC Pantanal encara o Ji-Paraná-RO, no Estádio Biancão. A tabela detalhada com horários e locais das partidas ainda será divulgada pela CBF, mas as datas básicas das duas primeiras fases já estão previstas: 18 de fevereiro para a estreia e 25 de fevereiro para a segunda fase.

No sorteio, também ficou definido o caminho dos classificados até a terceira fase. O Ivinhema, se vencer o Independente, encara o Volta Redonda-RJ, da Série C, em casa. O Pantanal, caso elimine o Ji-Paraná, terá pela frente o Ipiranga-RS, também da Série C, em Erechim. Já o Operário seguirá jogando fora de casa se superar o ASA, e na terceira fase enfrentará o vencedor do duelo entre Velo Clube-SP, Vasco-AP ou Vila Nova-GO, que será o mandante do confronto.

Esta será a 38ª edição da Copa do Brasil, marcada por um novo formato. O número de clubes participantes saltou de 92 para 126, com 155 partidas ao todo. Da primeira à quarta fase, os classificados serão definidos em jogos únicos. A partir da quinta fase, com a entrada dos 20 clubes da Série A, os confrontos serão disputados em ida e volta, até a semifinal. Pela primeira vez, o campeão será decidido em jogo único, previsto para 6 de dezembro.

Além do título, o campeão da Copa do Brasil garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores, enquanto o vice-campeão terá acesso à fase preliminar da competição continental.