Procedimento é online, feito pelo GovBR; instituto oferece 960 vagas em cursos de graduação em MS
Os nomes já estão na lista — agora, o relógio corre. Os candidatos selecionados para os cursos de graduação do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) pelo Sisu têm até o dia 5 de fevereiro para garantir a vaga, com a realização da matrícula online, etapa obrigatória para confirmar o ingresso na instituição.
A convocação foi publicada na última quinta-feira (29), e todo o procedimento deve ser feito exclusivamente pelo Sistema de Matrículas do IFMS, com acesso por meio da conta GovBR, do Governo Federal.
Quem não foi aprovado na chamada regular ainda tem chance. Os candidatos devem manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu até segunda-feira (2), diretamente na página do sistema. A convocação dos selecionados pela lista ocorrerá posteriormente, conforme cronograma do Ministério da Educação.
Os candidatos autodeclarados pretos ou pardos, convocados nesta primeira chamada, precisam ficar atentos a uma etapa adicional do processo. A banca de heteroidentificação, responsável pela verificação presencial da autodeclaração racial, será realizada no dia 3 de fevereiro, no campus onde o curso é ofertado. As orientações e horários serão divulgados pelo IFMS.
Nesta edição do Sisu, o IFMS oferece 960 vagas em 16 cursos de graduação, distribuídas pelos campi de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
A maior parte das turmas inicia as aulas no dia 23 de fevereiro. As exceções são uma turma do curso de Sistemas para Internet, em Campo Grande, e o curso de Automação Industrial, em Três Lagoas, cujas aulas começam apenas em 10 de agosto.
Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo ou o sistema de matrículas, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. O Edital nº 001/2026, com todas as regras e prazos, está disponível na Central de Seleção do IFMS.




















