Aquidauana decreta Situação de Emergência por conta dos estragos das chuvas

39
Foto: @mprodrone/Instagram

A cidade de Aquidauana é mais uma a entrar na lista das que precisaram decretar ‘Situação de Emergência’ devido aos estragos deixados pelas fortes chuvas deste início de fevereiro. Por lá, o nível do Rio Aquidauana subiu rapidamente, chegando na tarde desta quinta-feira (05) a marca de 8 metros, e atingiu diversos imóveis ribeirinhos, além de danificar pontes de madeira na zona rural.

O decreto que trata do assunto foi publicado mais cedo, outros municípios, como Corguinho, Coxim e Rio Negro também adotaram o mesmo procedimento que prevê maior agilidade na mobilização de equipes, adoção de ações emergenciais e na prestação de assistência às famílias atingidas, bem como o recebimento de recursos extras dos Governos do Estado e Federal.

Aquidauana decreta Situação de Emergência por conta dos estragos das chuvas
Casa é invadida pela água do Rio Aquidauana (Foto: Prefeitura de Aquidauana)

O último balanço divulgado pela Defesa Civil de Aquidauana apontava para sete famílias retiradas das áreas alagadas, sendo que apenas uma precisou ser encaminhada ao abrigo público montado na Paróquia Imaculada Conceição. Em caso de necessidade, a população pode acionar o Plantão Social, que funciona 24 horas, pelo telefone (67) 99288-3963, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

A Defesa Civil Municipal segue em estado de prontidão, monitorando constantemente o nível do rio e as áreas consideradas de risco. “Nossas equipes estão trabalhando nas mudanças das famílias e fazendo o trabalho preventivo nas áreas possíveis de alagamento”, disse o prefeito Mauro do Atlântico.

A régua de medição localizada na Ponte Velha sobre o Rio Aquidauana indicava altura de 8 metros, às 15h, bem acima da cota de inundação, que é de 7,30 metros. Somente na quarta-feira (4), considerado o dia de pico de chuvas em todo o estado, foram registrados 65,4 milímetros na cidade.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram cenários provocados pela cheia: