Frente fria avança e MS entra em alerta para chuvas intensas nesta segunda-feira

26
(Foto: EnfoqueMS)

Inmet coloca todo o estado em aviso amarelo; pancadas podem chegar a 50 mm no dia e há risco de tempestades

A mudança no tempo já tem hora para dar as caras em Mato Grosso do Sul. Depois de passar pelo sul do estado no fim de semana, a frente fria avança nesta segunda-feira (9) sobre as demais regiões e deve provocar chuvas, pancadas intensas e até tempestades, principalmente entre a tarde e a noite, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

De acordo com o órgão, apenas o sul do estado tende a registrar tempo mais firme a partir da tarde, com presença de sol e variação de nebulosidade. Nas demais regiões, o cenário é de instabilidade, com ventos do quadrante norte que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou todo Mato Grosso do Sul em aviso amarelo, que indica perigo potencial para chuvas intensas. A previsão aponta acumulados de até 30 milímetros por hora ou 50 milímetros ao longo do dia. Segundo o instituto, os principais focos de chuva nesta segunda-feira estão em 15 municípios: Água Clara, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Jaraguari, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Frente fria avança e MS entra em alerta para chuvas intensas nesta segunda-feira

Em Campo Grande, a segunda-feira começa com sol entre nuvens e nevoeiro pela manhã. A previsão indica pancadas de chuva à tarde e à noite, com temperaturas entre 22°C de mínima e 30°C de máxima.

Para a terça-feira (10), o tempo segue instável em grande parte do estado. A combinação de calor e umidade deve manter o clima abafado, com chuvas isoladas, trovoadas e rajadas de vento, principalmente no período da tarde e da noite. A orientação é acompanhar os alertas meteorológicos e redobrar a atenção em áreas suscetíveis a alagamentos.