A Prefeitura de Corumbá e forças de segurança pública definiram, em reunião na tarde de terça-feira, 10 de fevereiro, o esquema operacional para o Carnaval 2026. O encontro foi realizado no quartel do 6º Batalhão da Polícia Militar.
Participaram do encontro a diretora-presidente da Fundação da Cultura, Wanessa Rodrigues; o diretor-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, José de Carvalho Júnior; a diretora-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Mariana Ricco; e o procurador-geral do Município, Roberto Lins. Também estiveram presentes integrantes da Coordenadoria de Fiscalização e Posturas, da Guarda Civil Municipal e da segurança privada.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Fernando Lucena, afirmou que a reunião é tradicional no período que antecede a folia. “Toda época que antecede o Carnaval a gente se reúne para alinhar os trabalhos de cada corporação, para dar tranquilidade a quem vier participar do Carnaval na Avenida”, disse. Segundo ele, o esquema contará com agentes de segurança privada, efetivo da Guarda Municipal, policiais militares e agentes da Agetrat. “Haverá um escalonamento de trabalho e de horários, para garantir o descanso adequado das equipes durante todo o período”, afirmou.
O 1º tenente PM Khayyam Perseu Dantas Alves destacou a integração entre os órgãos. “Discutimos ações de organização, segurança, logística e integração para que o evento ocorra de forma segura e tranquila”, declarou. De acordo com o oficial, o policiamento será reforçado e realizado de forma motorizada e a pé, com foco na prevenção e na pronta resposta a ocorrências.
A Agetrat apresentou o plano de interdições temporárias de vias na região da Avenida General Rondon e no entorno, conforme a programação oficial. As medidas ocorrerão de forma escalonada entre 13 e 17 de fevereiro, período dos desfiles de blocos, shows populares e apresentações das escolas de samba. O objetivo, segundo o órgão, é garantir a segurança de foliões, moradores e trabalhadores, além de assegurar a fluidez do trânsito e o acesso de ambulâncias e forças de segurança.
A programação do Carnaval 2026 começa nesta quarta-feira, 11, com o concurso de marchinhas e o desfile do bloco Sandálias de Frei Mariano. O ponto alto da festa será entre os dias 12 e 17 de fevereiro, com concurso de fantasias, blocos de sujos, desfile de blocos oficiais no sábado, escolas de samba no domingo e na segunda-feira e o Carnaval Cultural na terça-feira, encerrando a folia.




















