O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Corumbá, realizou o lançamento e início da divulgação da campanha “Não é Não!”, voltada à prevenção da violência de gênero. A distribuição dos materiais ocorreu nesta quinta-feira (12) nas escolas do município e nesta sexta-feira (13) no Centro da cidade.
Segundo o Promotor de Justiça Substituto Luís Felipe Pantarotto Remelli, a presença da campanha onde há circulação de pessoas é estratégica e necessária para conscientizar a população sobre a importância do respeito ao consentimento da mulher e da denúncia de condutas abusivas.
O trabalho de educação em direitos continua no domingo, com os Promotores de Justiça Substitutos, Francisco de Salles Bezerra Farias Neto, e Bárbara Bittencourt de Freitas.
A divulgação nos estabelecimentos locais e nas áreas de circulação do público impacta diretamente os frequentadores e cria uma cultura de respeito e acolhimento às vítimas de abuso.
Campanha “Não é Não!”
A campanha “Não é Não!”, lançada pelo MPMS em 2024, tem como foco a conscientização da população sobre o respeito ao consentimento em ambientes como festas, exposições e shows. A iniciativa alerta que qualquer abordagem sem consentimento, seja física, verbal ou psicológica, configura violência.
Durante o Festival, o público pôde entrar em contato com a mensagem por meio de cartazes espalhados, além de panfletos e contato com a equipe da 1ª Promotoria de Justiça.
Além do caráter educativo, a campanha também busca encorajar denúncias e promover uma mudança de comportamento na sociedade. A fixação de materiais informativos e as mensagens sonoras são parte de um plano contínuo de combate à violência de gênero em Mato Grosso do Sul, que tem encontrado respaldo e apoio em diversos setores da sociedade.




















