17.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 2 de maio, 2025
spot_img

Pestalozzi completa hoje 40 anos de luta e história

AAinstituição foi fundado em 15 de maio de 1979, promovendo a diversidade e o respeito a todos os seres humanos

15/05/2019 12h20
Por: Ascom

Com uma essência pautada na valorização das pessoas com deficiência intelectual e transtorno neuromotor, a Associação Pestalozzi de Campo Grande, completa 40 anos celebrando a diversidade e o respeito por todos os seres humanos. O trabalho iniciado no dia 15 de maio de 1979, foi iniciativa de um grupo de voluntárias que se comprometeu com a causa das pessoas com deficiência mental, hoje pela Lei da Inclusão leva o nome de Deficiência Intelectual.

Em todos esses anos de caminhada, seguindo a política de inclusão da pessoa com deficiência, visando uma melhor qualidade de vida e o apoio familiar, realiza ações de relevância pública e social considerando as particularidades de seus usuários.

A Escola Especial Raio de Sol, inaugurada também em 1979, oferece para os seus 176 alunos o ensino fundamental para crianças, jovens e adultos. A escola também oferece formação para o trabalho à jovens a partir de 18 anos como forma de inclusão efetiva e ativa na sociedade. Atividades artísticas, culturais, esporte e lazer estão presentes no processo da formação.

A Unidade de Saúde Pestalozzi trabalha com a proposta focada num paciente atuante que utiliza as técnicas terapêuticas aprendidas em todas as esferas de sua vida. No local acontecem os atendimentos clínicos para habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência intelectual, gratuitamente, e o acompanhamento de seu quadro. O propósito é promover o estudo, tratamento, educação e inclusão social das crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais que precisam de assistência na área da saúde.

O Setor de Serviço Social, primeiro acolhimento e entrada da associação, executa o serviço de proteção social especial de média complexidade e apoio às respectivas famílias por meio de políticas inclusivas e de direitos da pessoa com deficiência.

Somamos forças com a finalidade de garantir os direitos ao acesso às políticas de saúde, educação, trabalho, cultura, esporte, lazer, moradia e assistência social. Continuamos desta maneira escrevendo mais um capítulo, com muitos desafios e alegrias, na longa jornada da Pestalozzi.

A Associação Pestalozzi de Campo Grande é dirigida atualmente pela Presidente Sra. Gyselle Saddi Tannous.

Divulgação

Divulgação

Fale com a Redação