25.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 21 de julho, 2025
spot_img

Usuários comemoram Dia Mundial da Saúde com atividade física e orientação nutricional

07/04/2015 15h30

Usuários comemoram Dia Mundial da Saúde com atividade física e orientação nutricional

O Dia Mundial da Saúde, nesta terça-feira, dia 07, foi comemorado pelos usuários de duas unidades básicas de Saúde (Hélio Martins Coelho, no bairro Tijuca e Albino Coimbra, no Santa Carmélia) com atividades físicas e palestras proferidas por professores de educação física, nutricionistas, enfermeiros. Durante esta manhã, eles receberam orientações sobre a importância de uma alimentação saudável e balanceada, a prática de exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida, prevenir ou até mesmo conviver com doenças crônicas como a hipertensão e a diabete.

As equipes multidisciplinares de profissionais chegaram às unidades por volta das 6h30 da manhã, quando receberam os usuários cadastrados nos programas preventivos. Somente na UBS Albino Coimbra estão cadastrados 781 pacientes hipertensos e 221 diabéticos. Muitos deles fizeram questão de manter uma rotina que cumprem três vezes por semana: acordaram cedo para fazer alongamento e os exercícios físicos na academia ao ar livre existente no pátio do posto. O trabalho é orientado pela educadora física Débora Teresinha, que há cinco anos atua na unidade trabalhando principalmente com idosos.

“Faço questão de participar de todas as atividades”, relata dona Alzira Caldas, 74 anos, diabética e hipertensa, que passou a integrar o grupo há três anos. Como os demais companheiros do grupo, ela faz exercícios físicos três vezes por semana (segunda, quarta e sexta) e caminha outros dois terça e quinta-feira), sempre por uma hora. “Fiz muitas amizades, diminuíram as dores, parece até que a medicação parece está fazendo melhor efeito”.

A intensidade dos exercícios, segundo a educadora física, segue a recomendação médica, que leva em conta a capacidade de resistência de cada paciente. Há uma equipe multidisciplinar que acompanha os grupos de diabéticos e hipertensos. Estão envolvidos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, educadores físicos, além dos agentes de saúde que muitas vezes desempenham o papel de motivador para idosos se integrarem ao programa. “Em nosso trabalho diário de visita domiciliar, encontramos pessoas de mais idade que convivem com a solidão e a depressão”, avalia a agente de saúde Raquel Silva Martins, que há 13 anos atua na região do Coophatrabalho, tendo sob sua responsabilidade 115 famílias. Além das UBS Batistão e Santa Carmélia, este trabalho multidisciplinar é desenvolvido em outras 23 unidades básicas.

Dia da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, e é comemorado com o objetivo de levar as pessoas a se conscientizarem sobre formas das pessoas se cuidarem para ter saúde.

A cada ano, a OMS seleciona um tema, destacando uma área prioritária de preocupação para manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. Em 2015, o tema é “Segurança dos Alimentos”.

Com informações do Portal PMCG

Foto:Denilson Secreta

Fale com a Redação