Campo Grande terá sol entre nuvens e pancadas de chuva neste domingo, aponta previsão

28
(Foto: EnfoqueMS)

Temperaturas chegam a 31°C e umidade elevada mantém sensação de tempo abafado na Capital

O tempo segue instável e com previsão de chuva para quem pretende aproveitar o domingo (22) em Campo Grande. A combinação de calor, umidade elevada e formação de nuvens carregadas mantém o cenário típico de pancadas rápidas, que podem ocorrer principalmente entre a tarde e a noite na Capital.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia será de muitas nuvens e chuvas isoladas, mantendo o padrão de instabilidade observado nos últimos dias. As temperaturas variam entre 21°C e 33°C, com leve elevação em relação ao sábado. A umidade relativa do ar permanece alta, oscilando entre 40% e 100%.

Os ventos sopram de nordeste a leste, com intensidade fraca a moderada e possibilidade de rajadas ocasionais. Em Campo Grande, a previsão indica sol entre muitas nuvens durante a tarde e pancadas de chuva à noite. Os termômetros devem marcar mínima próxima de 22°C e máxima de até 31°C, com umidade entre 63% e 97% e ventos que podem chegar a 12 km/h.

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), a instabilidade deve atingir todo o Estado ao longo do fim de semana. O órgão explica que o aquecimento diurno, aliado à grande disponibilidade de calor e umidade, favorece o aumento da nebulosidade e a formação de chuvas típicas de verão, mais frequentes entre o período da tarde e da noite.

Campo Grande terá sol entre nuvens e pancadas de chuva neste domingo, aponta previsão

Alerta de tempestade no Estado

Além da previsão de chuva, regiões do leste, sul e sul-fronteira de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de tempestade emitido pelo Inmet. O aviso, classificado na cor laranja — que indica grau de perigo — é válido até as 10h de segunda-feira (23).

A previsão aponta volumes de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulados que podem chegar a 50 e 100 milímetros por dia. Também há possibilidade de ventos intensos, entre 60 e 100 km/h, além de eventual queda de granizo.

Segundo o instituto, há risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos em áreas urbanas.

Ao todo, 35 municípios estão na área de risco: Anaurilândia, Angélica, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

A orientação dos órgãos meteorológicos é que a população acompanhe os avisos oficiais e evite áreas abertas durante tempestades, especialmente em locais com risco de alagamentos ou queda de árvores.