Justiça Eleitoral centraliza atendimento no antigo Fórum e amplia horário na Capital

13
Mais de 155 milhões de brasileiros devem ir às urnas neste ano, com Mato Grosso do Sul tendo um total de 1.968.065 de pessoas classificadas como "eleitorado apto" (Foto: Reprodução/TRE-MS)

Mudança ocorre a um mês do fim do prazo para regularizar o título e votar nas eleições de 2026

Eleitores de Campo Grande que precisam regularizar o título ou atualizar dados junto à Justiça Eleitoral terão um novo endereço para atendimento a partir desta segunda-feira (6). Os serviços passam a funcionar no Memorial da Cultura — prédio do antigo Fórum Estadual — localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 559, na região central da Capital, com horário ampliado das 8h às 18h.

A mudança foi anunciada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) como estratégia para facilitar o acesso da população neste período de maior procura pelos serviços eleitorais, já que o prazo para fechamento do cadastro termina em 6 de maio, data limite para regularização do título visando participação nas eleições gerais de 2026.

Com a transferência, todo o atendimento que antes era realizado na Central de Atendimento ao Eleitor, no Parque dos Poderes, passa a ocorrer exclusivamente no novo espaço. O Centro Integrado de Justiça (CIJUS) também deixa de prestar serviços eleitorais.

Serviços disponíveis

No novo local, os eleitores poderão realizar diversos procedimentos, entre eles:

  • emissão do primeiro título eleitoral (alistamento);
  • transferência de domicílio eleitoral;
  • atualização de dados cadastrais;
  • alteração do local de votação;
  • cadastro biométrico.

A regularização é obrigatória para quem deseja votar nas eleições de outubro de 2026. A situação eleitoral pode ser consultada pelo sistema de autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mediante preenchimento dos dados pessoais.

A Justiça Eleitoral orienta que os cidadãos não deixem o atendimento para os últimos dias, a fim de evitar filas e possíveis instabilidades nos sistemas.

Atendimento no interior

Nos municípios do interior de Mato Grosso do Sul, o atendimento continua sendo realizado nos cartórios eleitorais das 12h às 18h até o dia 27 de abril. Após essa data, o horário será ampliado para das 8h às 18h, permanecendo assim até o encerramento do prazo de regularização, em 6 de maio.

Eleições 2026

As eleições gerais de 2026 estão previstas para o dia 4 de outubro, com eventual segundo turno marcado para 25 de outubro. Mais de 155 milhões de brasileiros devem ir às urnas em todo o país.

Em Mato Grosso do Sul, o eleitorado apto soma cerca de 1,96 milhão de pessoas, sendo aproximadamente 86% já cadastradas com biometria. Neste pleito, os eleitores escolherão:

  • deputado federal;
  • deputado estadual;
  • dois senadores;
  • governador;
  • presidente da República.

O ano de 2026 também marca os 30 anos da urna eletrônica, utilizada pela primeira vez nas eleições municipais de 1996 e responsável por tornar a apuração dos votos mais rápida e segura no país.