Imagem de Lula na academia ganha destaque na imprensa internacional

2
Rotina fitness de Lula vira peça de comunicação política para reforçar capacidade de reeleição (Foto: Ricardo Stuckert /PR)

Jornal britânico avalia que vídeos de exercícios fazem parte de estratégia para reforçar vitalidade do presidente

Uma reportagem do jornal britânico The Guardian chamou atenção nesta segunda-feira (13) ao analisar a estratégia de comunicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais, com foco em vídeos nos quais ele aparece se exercitando.

Segundo a publicação, a poucos meses das eleições presidenciais, Lula, de 80 anos, tem buscado reforçar a imagem de vitalidade física como parte de sua estratégia política, especialmente em um cenário no qual seu principal adversário, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), tem 44 anos.

O texto afirma que o presidente tenta abrir caminho para um possível quarto mandato “à base de agachamentos e leg press”, destacando que a comunicação busca evidenciar sua disposição em contraste com o adversário.

Vídeos nas redes e estratégia de imagem

De acordo com o The Guardian, aliados de Lula têm divulgado com frequência registros do presidente em academias, correndo e realizando exercícios físicos, com o objetivo de reforçar a percepção de boa saúde.

A reportagem cita ainda comentários de redes sociais exaltando a condição física do presidente. “Lula é rato de academia. Está em ótima forma para continuar cuidando do Brasil até 2030”, teria escrito um usuário da plataforma X (antigo Twitter).

O jornal também menciona publicações da primeira-dama Rosângela da Silva, em que Lula aparece treinando, incluindo imagens com referência ao personagem Rocky Balboa.

Exercícios no Planalto e falas recentes

Os vídeos mostram o presidente em atividades como corrida, musculação e uso de equipamentos de academia no Palácio do Planalto. Em algumas gravações, Lula também dá orientações sobre saúde e bem-estar.

Em uma das falas citadas pela reportagem, ele afirma: “Não podemos impedir a passagem do tempo, mas podemos cuidar da nossa saúde”.

No mês passado, Lula respondeu a críticas sobre sua forma física em vídeo nas redes sociais, afirmando que mantém rotina de exercícios e criticando comentários feitos por internautas.

Cenário político

A publicação também cita pesquisas recentes que indicam um cenário de disputa acirrada. Levantamento Datafolha mencionado na reportagem aponta empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro em simulações eleitorais.

Em eventual segundo turno, o senador aparece numericamente à frente, dentro da margem de erro, o que configura empate técnico.

A análise do jornal britânico insere o uso das redes sociais pelo presidente dentro de uma disputa mais ampla de imagem e narrativa política às vésperas do ciclo eleitoral.