27.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 16 de julho, 2025
spot_img

Menos TPM e mais autoestima: veja 7 benefícios da corrida para as mulheres.

31/05/2019 19h
Por: Viva Bem

A corrida já foi uma modalidade predominantemente masculina, com participação tímida das mulheres. Hoje, graças à luta de muitas atletas pela igualdade no esporte, a realidade é outra: as meninas estão dominando a corrida, seja nas ruas, seja nos parques ou em eventos esportivos. Um levantamento recente da Federação Paulista de Atletismo revelou que em 2017 a presença feminina em provas de rua foi de 42,92%, ante 34,19% em 2014.

Qual a razão para cada vez mais mulheres quererem colocar o tênis e sair correndo? Há muitas, na verdade. E vão além do emagrecimento e da transformação física. As corredoras amadoras descobriram que apertar o passo na rua, na esteira ou na pista traz mais autoestima, bem-estar e outras vantagens sem preço para o público feminino.

  1. Alivia a TPM Correr ajuda a elevar a produção de endorfinas, serotonina e dopamina, substâncias que provocam o bem-estar e a sensação de euforia típica depois de um treino. Eles também atuam como analgésicos naturais, contribuindo para aliviar cólicas e dores musculares que derrubam o humor e a disposição antes e durante os dias da menstruação. Um estudo da University of British Columbia, no Canadá, recrutou oito mulheres e as submeteu a um volume semanal de 20 km de corrida. Depois de seis meses, todas afirmaram que sentiam menos dores nos seios e irritabilidade na semana antes da menstruação.

  2. Melhora a autoestima Você provavelmente conhece ou já ouviu falar de alguém que passou a se sentir mais confiante e feliz depois que começou a correr. A mudança no físico e a constatação de que é possível superar os próprios limites são as principais responsáveis por turbinar a autoestima. “Apesar do cansaço da atividade, o corpo produz neurotransmissores que dão sensação de bem-estar e felicidade. E há, ainda, aquele orgulho em mudar o estilo de vida e perceber que você está fazendo algo de bom para si própria”, explica Tathiana Parmigiano, ginecologista e médica do esporte.

ALIMENTAÇÃO EQUILÍBRIO LONGEVIDADE MOVIMENTO SAÚDE NEWSLETTER BLOGS E COLUNAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
TOPO
CORRIDA
CORRIDA

Menos TPM e mais autoestima: veja 7 benefícios da corrida para as mulheres
iStock
Ossos fortes, autoestima, sono gostoso: a corrida entrega essas e outras vantagens para a saúde e o bem-estar
Imagem: iStock
Amanda Preto

Colaboração para o UOL VivaBem

31/05/2019 04h00

Resumo da notícia
Correr libera neurotransmissores que provocam bem-estar, relaxamento e têm efeito analgésico natural contra cólicas e dores musculares típicas da TPM
O impacto das passadas estimula a produção de células ósseas, o que colabora para fortalecer o esqueleto e prevenir osteoporose
Correr muito perto da hora de dormir pode atrapalhar o sono porque o exercício libera adrenalina; prefira treinar durante o dia ou no final da tarde
A corrida já foi uma modalidade predominantemente masculina, com participação tímida das mulheres. Hoje, graças à luta de muitas atletas pela igualdade no esporte, a realidade é outra: as meninas estão dominando a corrida, seja nas ruas, seja nos parques ou em eventos esportivos.

Um levantamento recente da Federação Paulista de Atletismo revelou que em 2017 a presença feminina em provas de rua foi de 42,92%, ante 34,19% em 2014.

[ x ]
Veja também
Correr faz o bumbum e os seios caírem?
Corredoras melhoram tempo em prova com suplemento criado para mulheres
Quer correr mais rápido? Veja 5 treinos que ajudam a ganhar velocidade
Qual a razão para cada vez mais mulheres quererem colocar o tênis e sair correndo? Há muitas, na verdade. E vão além do emagrecimento e da transformação física. As corredoras amadoras descobriram que apertar o passo na rua, na esteira ou na pista traz mais autoestima, bem-estar e outras vantagens sem preço para o público feminino. Confira.

  1. Alivia a TPM
    Correr ajuda a elevar a produção de endorfinas, serotonina e dopamina, substâncias que provocam o bem-estar e a sensação de euforia típica depois de um treino. Eles também atuam como analgésicos naturais, contribuindo para aliviar cólicas e dores musculares que derrubam o humor e a disposição antes e durante os dias da menstruação.

Um estudo da University of British Columbia, no Canadá, recrutou oito mulheres e as submeteu a um volume semanal de 20 km de corrida. Depois de seis meses, todas afirmaram que sentiam menos dores nos seios e irritabilidade na semana antes da menstruação.

Embora seja indicada em qualquer fase da vida, a atividade física pode ajudar a atenuar os sintomas do climatério (menopausa), como os calores excessivos e a alteração repentina na disposição, porque ajuda a acelerar o metabolismo e a regular as funções hormonais.

  1. Melhora a autoestima
    Você provavelmente conhece ou já ouviu falar de alguém que passou a se sentir mais confiante e feliz depois que começou a correr. A mudança no físico e a constatação de que é possível superar os próprios limites são as principais responsáveis por turbinar a autoestima.

“Apesar do cansaço da atividade, o corpo produz neurotransmissores que dão sensação de bem-estar e felicidade. E há, ainda, aquele orgulho em mudar o estilo de vida e perceber que você está fazendo algo de bom para si própria”, explica Tathiana Parmigiano, ginecologista e médica do esporte.

  1. Ajuda a regular o sono
    Em pouco tempo de atividade é possível perceber ganhos na qualidade do sono. Os neurotransmissores estão novamente por trás dessa mudança, pois aliviam a ansiedade e o estresse que muitas vezes atrapalham na hora de dormir.

  2. Previne osteoporose A doença que fragiliza os ossos atinge grande parte das mulheres durante e após a menopausa. Nessa fase, a produção de estrogênio, que ajuda a proteger o tecido ósseo, diminui e expõe o organismo feminino ao problema. Se você for uma mulher ativa, a probabilidade de sofrer esse mal é reduzida.

  3. Acelera o metabolismo O metabolismo feminino, quando comparado ao do homem, é mais lento porque a composição corporal da mulher é de mais gordura e menos massa muscular. Mas dá, sim, para reverter esse quadro por meio da atividade física. “A corrida acelera o metabolismo, o que é fundamental para elevar a queima de gordura”, explica o educador físico Adriano Freire, da academia Just Fit, em São Paulo (SP).

  4. Fortalece a musculatura Principalmente a dos membros inferiores, que são bastante exigidos durante a corrida. Correr ativa grandes grupos musculares, como o quadríceps, o que ajuda a acelerar a queima calórica. Para garantir força ao correr, invista em treinos de subida, excelentes para polir o condicionamento físico.

  5. Ajuda a fazer amigos Correr pode ser uma atividade solitária se você quiser, mas é uma ferramenta poderosa para conhecer gente nova e com interesses parecidos com os seus. Entrar em um grupo de corrida ou assessoria esportiva trará novas pessoas para seu círculo. Dessa forma, você estará cercada de amigos e amigas que podem dar mais motivação para conquistar novas metas.

Foto: Internet

Fale com a Redação