Romaria reúne milhares de fiéis na BR-163 e altera trânsito entre Dourados e Vila São Pedro

24
Evento religioso celebra os 70 anos da Diocese e reúne caminhada, missa, consagração a São Miguel Arcanjo e momentos de oração (Foto: Divulgação/Motiva)

Peregrinação em honra ao Sagrado Coração de Jesus marca a abertura do Ano Jubilar pelos 70 anos da Diocese e contará com esquema especial de segurança

Milhares de fiéis devem percorrer neste sábado (27) um trecho da BR-163, entre Dourados e a Vila São Pedro, durante a 25ª Romaria Diocesana em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Além de marcar uma das principais manifestações religiosas da região, a celebração abre oficialmente o Ano Jubilar pelos 70 anos da Diocese de Dourados e terá como um dos momentos centrais a consagração solene de toda a Diocese a São Miguel Arcanjo.

A caminhada será realizada ao longo de aproximadamente oito quilômetros da BR-163, entre os quilômetros 265 e 273, em direção ao Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida. Para garantir a segurança dos peregrinos, haverá uma operação especial no trânsito entre 15h e 23h30.

Durante esse período, o fluxo de veículos será canalizado para a faixa da esquerda da rodovia. Já a faixa da direita e o acostamento serão exclusivos para a circulação dos romeiros. A operação contará com sinalização especial e apoio da concessionária responsável pela BR-163, além de equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar, Detran-MS, Guarda Municipal e Agetran de Dourados.

A programação religiosa começa às 15h com a saída da romaria e segue até a noite. Às 18h30, o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida receberá a imagem peregrina de São Miguel Arcanjo. Em seguida, será celebrada missa presidida pelo bispo diocesano.

Após a celebração eucarística, os fiéis participam de um momento de louvor conduzido pelo Instituto Hesed, além de pregação, adoração ao Santíssimo Sacramento e entrega de alimentos não perecíveis arrecadados durante o evento.

A cerimônia também será marcada pela consagração da Diocese de Dourados a São Miguel Arcanjo, figura venerada pela Igreja Católica desde o século V e reconhecida como protetor espiritual dos cristãos.

A Romaria do Sagrado Coração de Jesus tornou-se uma tradição religiosa na região desde o ano 2000, quando foi realizada pela primeira vez durante a inauguração do Santuário Nossa Senhora Aparecida. Na ocasião, cerca de 10 mil pessoas, representando 38 paróquias, percorreram aproximadamente 15 quilômetros até o local.

Atualmente, a Diocese de Dourados promove duas grandes romarias ao longo do ano. A maior delas acontece em outubro, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, reunindo cerca de 60 mil participantes, dos quais aproximadamente 30 mil percorrem a rodovia a pé. O evento é reconhecido como patrimônio imaterial de Mato Grosso do Sul.

Confira abaixo a programação do evento. 

Romaria reúne milhares de fiéis na BR-163 e altera trânsito entre Dourados e Vila São Pedro