A UNIGRAN e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) iniciaram tratativas para a formalização de uma parceria institucional que ampliará o atendimento psicológico a vítimas de crimes e atos infracionais violentos em Dourados. A iniciativa integra o Projeto Acolhida, desenvolvido pelo Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit), e prevê a participação de acadêmicos do curso de Psicologia da Instituição.
A proposta foi discutida durante reunião entre o Reitor da UNIGRAN, professor Renato de Aguiar Lima Pereira, e o Promotor de Justiça Ricardo Rotunno, membro colaborador do Navit. O objetivo é integrar o projeto à carga horária de estágio supervisionado do curso de Psicologia, proporcionando aos acadêmicos uma experiência prática de elevado impacto social.
Com a futura formalização do convênio, estudantes concluintes do curso poderão realizar atendimentos de psicoterapia breve de apoio a vítimas diretas e indiretas — como familiares — de crimes de grande impacto emocional, entre eles homicídio, feminicídio, vicaricídio e latrocínio.
Segundo o Promotor de Justiça Ricardo Rotunno, a iniciativa busca oferecer um atendimento especializado para pessoas que enfrentam as consequências da violência. “O foco principal desses atendimentos é auxiliar no processo de ressignificação e na elaboração de lutos complexos, oferecendo um espaço técnico, humano e acolhedor para quem teve a vida profundamente marcada pela violência urbana”, destaca.
Para o Reitor da UNIGRAN, a parceria reforça a missão institucional de formar profissionais preparados para responder às demandas da sociedade com competência técnica e sensibilidade humana.
“Nos 50 anos da UNIGRAN, reafirmamos nosso compromisso de formar profissionais tecnicamente qualificados e socialmente comprometidos. Essa parceria com o Ministério Público proporciona aos nossos acadêmicos uma experiência prática de grande relevância, ao mesmo tempo em que contribui para oferecer acolhimento e apoio a pessoas que enfrentam as consequências da violência. É a universidade cumprindo seu papel de transformar conhecimento em benefício da sociedade”, afirma Renato de Aguiar Lima Pereira.
A iniciativa fortalece a integração entre ensino, extensão e responsabilidade social, permitindo que os acadêmicos vivenciem situações reais de atendimento, sempre com supervisão técnica, ao mesmo tempo em que contribuem para ampliar a rede de apoio às vítimas de violência no município.
Ao aproximar Centro Universitário e instituições públicas, a parceria evidencia o papel da UNIGRAN na formação de profissionais comprometidos com a ética, a cidadania e a promoção da saúde mental, reafirmando sua contribuição para o desenvolvimento social de Mato Grosso do Sul.





















