Previsão aponta sol na Capital e contraste de temperaturas entre regiões de MS

33
(Foto: EnfoqueMS)

Enquanto a Capital terá tempo seco e máxima de 27°C, municípios do sul devem registrar clima mais ameno e possibilidade de chuva

Campo Grande começa a semana com tempo firme, predomínio de sol e temperatura agradável nesta segunda-feira (29). A previsão indica máxima entre 27°C e 28°C, sem expectativa de chuva, cenário que favorece atividades ao ar livre e o deslocamento de quem pretende acompanhar o jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Apesar do tempo estável na Capital, os ventos podem registrar rajadas superiores a 50 km/h ao longo do dia.

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a estabilidade climática é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que mantém o céu com variação de nebulosidade e reduz as chances de chuva na maior parte de Mato Grosso do Sul.

Na Capital, a temperatura varia entre 18°C e 20°C nas primeiras horas da manhã e alcança até 28°C durante a tarde. Os ventos sopram do quadrante sul, com intensidade entre 30 km/h e 50 km/h, podendo ocorrer rajadas mais fortes em alguns períodos.

Enquanto Campo Grande e boa parte do Estado terão tempo seco, a situação será diferente nas regiões sul e sudoeste. A aproximação de uma frente fria aumenta a possibilidade de pancadas de chuva e tempestades isoladas nesses locais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), inclusive, mantém alerta de perigo potencial para temporais, com risco de ventos fortes, alagamentos pontuais e queda de árvores.

O contraste nas temperaturas também marca a previsão desta segunda-feira. Nas cidades do sul e sudoeste, as máximas devem ficar entre 20°C e 22°C. Já nas regiões norte e pantaneira, o calor será mais intenso, com temperaturas variando entre 28°C e 31°C.

Entre os destaques do interior, Coxim e Camapuã podem registrar máxima de 31°C, enquanto Paranaíba deve alcançar 29°C. Corumbá, Aquidauana e Três Lagoas têm previsão de até 28°C, e Anaurilândia deve marcar 27°C. Em Dourados, a máxima prevista é de 25°C.

As temperaturas mais baixas devem ser registradas em Ponta Porã e Iguatemi, com máximas de 22°C, enquanto Porto Murtinho terá um dos dias mais amenos do Estado, com temperatura não superior a 20°C.

De acordo com o Cemtec, o inverno em Mato Grosso do Sul segue com características típicas de estiagem, porém a influência do fenômeno El Niño tende a favorecer temperaturas próximas ou acima da média histórica ao longo da estação. A expectativa é de períodos prolongados de calor, alternados com a passagem de frentes frias que provocam instabilidades localizadas, principalmente na região sul do Estado.