Curso gratuito tem vagas em quatro cidades e oferece bolsa na residência docente
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ampliou o prazo de inscrições para o curso de Licenciatura em Computação e segue recebendo candidatos até o dia 6 de julho. A formação é gratuita e busca preparar professores para atuar na área de tecnologia na educação básica.
Podem se inscrever estudantes que concluíram o Ensino Médio ou que participaram do Enem entre 2016 e 2025, além de profissionais da rede pública de ensino. As inscrições devem ser feitas pelo portal queroser.ufms.br.
O curso será ofertado na modalidade presencial e no período noturno, com turmas nos câmpus de Campo Grande, Coxim, Ponta Porã e Pantanal, em Corumbá. Em cada município, estão disponíveis 40 vagas.
Segundo a diretora da Agência de Educação Digital e a Distância da UFMS, Daiani Riedner, a proposta tem como objetivo fortalecer a formação de docentes para atender às novas demandas da educação básica. Ela destaca que a iniciativa está alinhada à Política Nacional de Educação Digital.
A graduação conta com apoio de programas federais voltados à inovação na formação de professores e ao uso de tecnologias digitais. Um dos destaques do curso é a residência docente obrigatória em escola pública no último ano, quando os estudantes receberão bolsa mensal de R$ 750.
A matriz curricular inclui disciplinas de tecnologias digitais, metodologias ativas, atividades práticas e estágio supervisionado, com foco na integração entre ensino e tecnologia.
O resultado final do processo seletivo e a primeira convocação para matrícula estão previstos para 20 de julho. As aulas devem começar em 27 de julho.





















