Após frio de 4°C de sensação térmica, MS terá semana de tempo seco e calor de até 34°C

20
(Foto: EnfoqueMS)

Frente fria perde força, temperaturas voltam a subir e umidade do ar deve cair para cerca de 30% no Estado

O avanço de uma massa de ar frio fez os termômetros despencarem em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (13), mas o cenário deve mudar rapidamente nos próximos dias. Após a passagem da frente fria que provocou chuva durante o fim de semana, o tempo volta a ficar firme no Estado, com manhãs geladas, tardes mais quentes e baixa umidade do ar.

Em Campo Grande, a temperatura mínima registrada durante a madrugada foi de 11,8°C, mas a sensação térmica chegou a apenas 4,1°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No interior, os menores índices foram registrados na região sul do Estado, onde algumas cidades amanheceram com temperaturas abaixo dos 7°C.

Laguna Carapã registrou a menor temperatura do Estado, com 5,9°C. Em seguida aparecem Iguatemi (6,2°C), Amambai (6,3°C), Aral Moreira (6,5°C), Caarapó (6,6°C), Sete Quedas (7,4°C), Dourados e Ponta Porã (7,9°C), Fátima do Sul (8°C), Nova Alvorada do Sul (8,6°C) e Porto Murtinho (10,8°C).

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a frente fria já se desloca para a região Sudeste do país, reduzindo a atuação das áreas de instabilidade sobre Mato Grosso do Sul. Com isso, a tendência é de predomínio de sol e tempo mais estável, principalmente nas regiões centro-sul, sudoeste e sudeste.

Nesta segunda-feira, ainda há possibilidade de pancadas isoladas de chuva e tempestades em pontos das regiões norte e nordeste do Estado, devido à umidade remanescente. A partir de terça-feira (14), no entanto, essas instabilidades perdem força e o tempo seco passa a predominar em praticamente todo o território sul-mato-grossense.

Mesmo com o aumento das temperaturas ao longo da semana, as manhãs continuarão frias. O Cemtec prevê mínimas entre 9°C e 12°C em diversas cidades, especialmente na região sul. Durante as tardes, porém, os termômetros sobem rapidamente e podem ultrapassar os 30°C, caracterizando grande amplitude térmica.

Na Capital, a previsão indica temperaturas variando entre 10°C e 34°C ao longo da semana, sem expectativa de chuva.

Com o retorno do tempo seco, a umidade relativa do ar também volta a preocupar. Os índices devem ficar próximos de 30% durante as tardes, patamar considerado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nessas condições, aumentam os riscos de ressecamento da pele, irritação nos olhos, nariz e garganta, além de problemas respiratórios.

O Cemtec também alerta para o aumento do risco de incêndios florestais provocado pela combinação de calor, baixa umidade e ausência de chuva. A recomendação é reforçar a hidratação, evitar atividades físicas e exposição ao sol nos horários mais quentes do dia e utilizar umidificadores ou recipientes com água para amenizar o ressecamento dos ambientes.

O inverno teve início em 22 de junho e, segundo os meteorologistas, deve ser marcado por períodos de calor acima da média, influência do fenômeno El Niño e chuvas irregulares, alternadas com longos intervalos de tempo seco em Mato Grosso do Sul.