Até parece história de ficcção, mas não é. Na madrugada dessa terça-feira (21), um grupo de cerca de seis pessoas armadas invadiu o Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, em Campo Grande, e libertou três detentos.
A ação teve como alvo principal o sobrinho de José Cláudio Arantes, o “Tio Arantes”, uma das principais lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC) em Mato Grosso do Sul.
A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) ainda não se manifestou sobre a fuga.

Como foi a invasão
Conforme o registro, os criminosos cortaram o alambrado da unidade, arrombaram cadeados e seguiram diretamente até a cela disciplinar, onde o sobrinho de Arantes estava custodiado.
Além dele, foram levados também mais dois internos. A suspeita inicial é de que parte do grupo seja oriunda de outro Estado.
O sobrinho de Tio Arantes está preso desde 2018 por participar da explosão de caixas eletrônicos no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Ele atua como elo entre o seu tio e outros integrantes; também responde por tráfico e associação criminosa
Tio Arantes também já fugiu dessa mesma unidade em 2021, quando permaneceu foragido até ser preso novamente na Bolívia, em 2023. Ele é acusado de mandar o assassinato do advogado Willian Maksoud Filho, liderar rebeliões e comandar assaltos e tráfico de armas para o PCC.





















