Raio provoca incêndio em fazenda no Pantanal de MS e mobiliza brigadistas

17
(Foto: Reprodução/Ilustrativa)

Fogo começou durante temporal na tarde deste sábado (5), em Corumbá; funcionários, vizinhos e equipes do Prevfogo atuaram no combate às chamas

Um raio atingiu uma área de pastagem e deu início a um incêndio que avançou pela Fazenda Alegria, na região do Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande, neste sábado (5). O fogo mobilizou funcionários da propriedade, moradores de fazendas próximas e brigadistas do Prevfogo, que atuaram juntos para tentar impedir que as chamas se espalhassem.

Segundo o registro feito à polícia por um engenheiro agrônomo que trabalha na fazenda, o raio caiu durante um temporal entre 14h e 15h. A propriedade está localizada nas proximidades de uma área da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a aproximadamente 100 quilômetros do Buraco das Piranhas e 45 quilômetros da Curva do Leque.

Até o momento do registro da ocorrência, não havia estimativa da extensão da área atingida. O combate continuava no início da noite, por volta das 19h, com a participação de trabalhadores da fazenda, vizinhos e integrantes do Prevfogo.

O Corpo de Bombeiros Militar também foi acionado para atender à ocorrência. No entanto, quando o boletim foi registrado, o engenheiro agrônomo informou que ainda não sabia se uma equipe havia sido deslocada até a propriedade.

O incêndio ocorre em um período de atenção para o Pantanal de Mato Grosso do Sul. Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) apontam que o bioma acumulava, até 3 de setembro, 93.713 hectares atingidos pelo fogo em 2026, contra 25.170 hectares no mesmo período de 2025. O número representa um aumento de 272% na área queimada.

Também houve crescimento na quantidade de ocorrências. Até 3 de setembro, foram contabilizados 130 incêndios florestais no Pantanal sul-mato-grossense, ante 93 registrados no mesmo intervalo do ano anterior, alta de 39,8%, segundo os dados divulgados pela Semadesc.

Em Corumbá, a combinação de estiagem, vegetação seca, calor e baixa umidade tem aumentado a preocupação com a propagação das chamas. Nos últimos dias, o município registrou diferentes ocorrências de incêndio em vegetação, incluindo cinco chamados atendidos pelos bombeiros em um intervalo de aproximadamente duas horas no dia 31 de agosto.

O Pantanal de Mato Grosso do Sul também está entre as regiões apontadas como de maior risco para incêndios florestais neste semestre, em um cenário associado aos efeitos do El Niño, que pode favorecer períodos mais longos de estiagem e baixa umidade.