“Pessoas sendo atendidas no chão”: vereador encontra situação precária na UPA Coronel Antonino

13
Foto: Assessoria

Um cenário de atendimento ao chão, equipamentos danificados e falta de materiais básicos foi encontrado pelo vereador Maicon Nogueira durante fiscalização na UPA Coronel Antonino.

As informações foram divulgadas pela assessoria de imprensa do parlamentar. Entre os relatos, chamou atenção um idoso sendo atendido sobre um colchão no solo, em razão da ausência de estrutura mínima.

Após o flagrante, ele cobrou da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e da Prefeitura de Campo Grande providências urgentes e lembrou: “não se pede luxo, mas condições dignas de atendimento”, declaro.

Equipamentos sem manutenção e pacientes em risco

A situação das macas foi um dos pontos mais graves. Segundo relatos recebidos pelo vereador, há equipamentos danificados que poderiam ser recuperados se houvesse serviço de manutenção — a serralheria que dava esse suporte teria sido descontinuada.

Em um dos casos, uma maca apresentou defeito durante o uso e provocou a queda de um paciente. Também faltam aparelhos essenciais à urgência, como eletrocardiograma e monitor cardíaco.

A escassez chega a itens que deveriam ser garantidos: há meses a unidade enfrenta dificuldades até mesmo com lençóis. “Os médicos estão exaustos, sem ferramentas para trabalhar, sem condições de pedir exames e atendendo pessoas no chão”, descreveu o vereador.

Cobrança direta à Secretaria de Saúde

Diante do quadro, o vereador fez um apelo para que o próprio secretário municipal de Saúde visite a UPA e veja de perto a realidade diária de pacientes e servidores. Ele irá reunir todas as demandas e encaminhar ao órgão, cobrando respostas e medidas imediatas.

“Não estamos falando de luxo. Estamos falando de maca, lençol, eletrocardiograma e monitor cardíaco. São condições básicas para que os profissionais possam trabalhar e a população seja atendida com dignidade”, reforçou Maicon, garantindo que continuará fiscalizando e cobrando soluções.