Câmara debate contas da Prefeitura e orçamento de R$ 7,7 bilhões para 2027

11
Fachada da Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)

Audiência na quarta-feira (30) também vai analisar receitas, despesas e cumprimento das metas fiscais do segundo quadrimestre

A Câmara Municipal de Campo Grande realiza nesta semana duas audiências públicas para analisar as contas da Prefeitura e discutir o planejamento financeiro do município para 2027. Na segunda-feira (28), a pauta será a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Já na quarta-feira (30), os vereadores vão analisar as contas do Executivo referentes ao segundo quadrimestre e a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ano.

A primeira audiência está marcada para segunda-feira, às 9h, e será dedicada à prestação de contas da Sesau referente ao segundo quadrimestre de 2026. O secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, deve apresentar informações sobre a execução financeira da pasta, atendimentos realizados, distribuição de medicamentos, repasses para hospitais e investimentos no setor.

A reunião foi convocada pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara, presidida pelo vereador Dr. Victor Rocha. Também integram o grupo os vereadores Dr. Jamal, Neto Santos, Dr. Lívio e Veterinário Francisco.

A apresentação das contas da Saúde ocorre a cada quatro meses e permite o acompanhamento da execução dos recursos públicos e das ações realizadas pela secretaria no período.

A audiência será aberta ao público e poderá ser acompanhada presencialmente ou pelas transmissões da TV Câmara, no canal 7.3 da rede aberta, e pelo YouTube da Câmara Municipal.

Contas da Prefeitura e orçamento de 2027

Na quarta-feira (30), também às 9h, a Câmara realiza outra audiência pública, desta vez para analisar a prestação de contas do Poder Executivo referente ao segundo quadrimestre de 2026 e discutir a proposta da LOA de 2027.

O secretário municipal de Fazenda, Isaac José de Araújo, deve apresentar as receitas e despesas do município entre maio e agosto. Os vereadores também vão analisar o cumprimento das metas fiscais, os investimentos considerados prioritários e os gastos com pessoal, observando os limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal.

A audiência será conduzida pela Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Otávio Trad. O grupo também é formado por Landmark, Maicon Nogueira, Fábio Rocha e Ronilço Guerreiro.

A proposta da LOA para 2027 estima receitas e fixa despesas do município em cerca de R$ 7,7 bilhões. O Projeto de Lei 12.548/26 entra agora na etapa de discussão e apresentação de emendas pelos vereadores.

Durante o processo, também poderão ser consideradas sugestões apresentadas pela população para definir prioridades de investimentos e ações nas diferentes regiões de Campo Grande.

Como acompanhar

As duas audiências são abertas à população. A reunião de quarta-feira será realizada no Plenário Edroim Reverdito, o Plenarinho, na sede da Câmara Municipal de Campo Grande.

As sessões também poderão ser acompanhadas pelas transmissões da TV Câmara, no canal 7.3, e pelo canal oficial da Câmara no YouTube.