
Competição organizada pela FFMS terá jogos em Campo Grande, Dourados e Naviraí e será disputada até dezembro
O futebol de Mato Grosso do Sul terá uma nova disputa no fim da temporada de 2026, com título estadual e vaga em competição nacional em jogo. A Copa MS começa em 28 de outubro e reunirá seis clubes que participaram das Séries A e B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. O campeão garantirá a terceira vaga do estado na Copa do Brasil de 2027.
Além da disputa pelo título, a competição foi criada para ampliar o calendário dos clubes nos últimos meses do ano. A proposta é manter atletas e comissões técnicas em atividade, permitir avaliações dos elencos e antecipar a preparação para a temporada de 2027.
A Copa MS foi apresentada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) aos clubes em agosto. O início do torneio foi ajustado para que as equipes tivessem mais tempo para concluir as exigências necessárias à realização das partidas.
Entre os documentos exigidos estão os laudos dos estádios e os procedimentos relacionados à segurança dos jogos, incluindo brigadistas e ambulâncias.
Primeiros jogos
A rodada de abertura terá duas partidas no dia 28 de outubro.
O Dourados AC enfrenta o 7 de Setembro às 15h, no Estádio Douradão, em Dourados. No mesmo dia, às 19h30, São Gabriel EC e União ABC se enfrentam no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande.
O FC Pantanal SAF estreia em 31 de outubro, às 16h, contra o São Gabriel EC, também no Jacques da Luz.
Já o Naviraiense entra em campo no dia 1º de novembro, às 16h, diante do Dourados AC, no Estádio Virotão, em Naviraí.
As partidas decisivas da competição estão previstas para 29 de novembro e 6 de dezembro.
Vaga na Copa do Brasil
O principal atrativo da Copa MS está além do título estadual. O campeão ficará com a terceira vaga de Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil de 2027.
As outras duas vagas do estado já pertencem ao Operário Futebol Clube SAF e à Associação Atlética Bataguassu, conforme a definição das equipes classificadas para a competição nacional.
A Copa do Brasil vem passando por mudanças no número de participantes. Em 2026, o torneio alcançou 126 clubes, contra 92 até 2025. Para 2027, a competição terá 128 equipes.
Com isso, a Copa MS representa para os seis participantes uma possibilidade de prolongar a temporada e, ao mesmo tempo, disputar uma classificação para o calendário nacional do ano seguinte.
Competição também serve de preparação
Segundo o presidente da FFMS, Estevão Petrallás, a criação do torneio está ligada à tentativa de dar maior continuidade ao futebol estadual entre uma temporada e outra.
“A Copa MS entra justamente nesse planejamento, reunindo clubes das Séries A e B e permitindo que essas equipes continuem trabalhando, avaliando seus atletas e se preparando para 2027”, afirmou.
A competição também permite que os clubes mantenham profissionais e jogadores em atividade durante o período que normalmente marca o encerramento do calendário estadual. A intenção da federação é criar uma transição entre as disputas de 2026 e a preparação para a temporada seguinte.
A participação de equipes das duas divisões do futebol sul-mato-grossense amplia o período de jogos e oferece aos clubes a possibilidade de testar atletas e organizar os elencos antes do início das competições de 2027.
Confira a primeira rodada
- 28 de outubro, 15h — Dourados AC x 7 de Setembro — Estádio Douradão, em Dourados
- 28 de outubro, 19h30 — São Gabriel EC x União ABC — Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande
- 31 de outubro, 16h — FC Pantanal SAF x São Gabriel EC — Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande
- 1º de novembro, 16h — Naviraiense x Dourados AC — Estádio Virotão, em Naviraí
A Copa MS será disputada até dezembro, com as partidas da fase final programadas para os dias 29 de novembro e 6 de dezembro.




















