
Previsão aponta chuva intensa, raios, granizo e ventos fortes durante o primeiro turno
O tempo deve mudar em Campo Grande durante o fim de semana do primeiro turno das eleições. A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta amarelo para a possibilidade de tempestades a partir das 23h deste sábado (3), com validade até as 22h59 de domingo (4). A previsão inclui chuva forte, ventos intensos e possibilidade de granizo.
Segundo o alerta baseado em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), podem ser registrados de 20 a 30 milímetros de chuva por hora ou até 50 milímetros em um único dia. Também há previsão de rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h.
O aviso é classificado como perigo potencial e aponta baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
A instabilidade ocorre no mesmo período em que os eleitores irão às urnas para o primeiro turno das eleições. Em Mato Grosso do Sul, a votação ocorre das 7h às 16h, no horário local.
Domingo pode ter chuva e temporais
A previsão do Inmet para o fim de semana aponta aumento da instabilidade no Centro-Oeste, com possibilidade de chuva e tempestades em diferentes áreas de Mato Grosso do Sul. O instituto informou que o fim de semana eleitoral terá condições favoráveis à ocorrência de chuva e temporais em grande parte do país.
Em Campo Grande, a previsão para este sábado é de calor, com máxima próxima dos 30°C. A possibilidade de chuva aumenta principalmente durante a tarde e a noite, acompanhada de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
O alerta também exige atenção de quem precisar sair de casa durante os períodos de chuva. A recomendação é evitar permanecer próximo a árvores, estruturas metálicas, placas, postes e outros locais que possam oferecer risco durante rajadas de vento.
Novo alerta está previsto para segunda-feira
Além do aviso deste fim de semana, a Defesa Civil chama atenção para uma nova previsão de tempo severo entre a noite de segunda-feira (5) e terça-feira (6).
Para esse período, a previsão é de um alerta laranja, com possibilidade de 30 a 60 milímetros de chuva por hora ou acumulados de 50 a 100 milímetros no dia. Também são esperados ventos fortes e possibilidade de granizo.
Nesse cenário, aumentam os riscos de interrupção no fornecimento de energia, queda de árvores, alagamentos e danos em plantações.
Telefones para situações de emergência
A Defesa Civil de Campo Grande orienta os moradores a acionarem os serviços públicos conforme o tipo de ocorrência:
- 199 – Defesa Civil, em situações de emergência;
- 156 – Prefeitura, para solicitação de serviços, como remoção de árvores;
- 193 – Corpo de Bombeiros, em situações de risco elétrico.
Em caso de queda de árvore sobre a rede elétrica, a orientação é não se aproximar do local, pois a fiação pode estar energizada. Nessa situação, o atendimento deve ser solicitado pelo Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
A população também pode receber alertas meteorológicos diretamente no celular cadastrando o CEP por SMS no número 40199.

















