Ex-governador chegou acompanhado da mulher e votou antes das 9h no Jardim dos Estados
O candidato ao Senado Reinaldo Azambuja (PL) votou na manhã deste domingo (4), em Campo Grande, no início do primeiro turno das eleições gerais de 2026. Ele chegou à Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, no Jardim dos Estados, antes das 9h, acompanhado da mulher, Fátima Silva Azambuja, e cumprimentou eleitores antes de entrar na seção eleitoral.
Azambuja votou na seção 071 da 36ª Zona Eleitoral. Ele chegou ao local usando uma camisa amarela e, após registrar o voto, fez o sinal de V ao lado da cabine da Justiça Eleitoral.
Após votar, o candidato afirmou estar confiante na estratégia adotada durante a campanha e falou sobre a composição política que apoia sua candidatura. Também comentou a disputa presidencial e disse esperar um bom desempenho do candidato do PL à Presidência.
A apuração dos votos começa após o encerramento da votação. Em Mato Grosso do Sul, as urnas ficam abertas das 7h às 16h pelo horário local. O eleitor que estiver na fila no momento do fechamento poderá votar.
Disputa por duas vagas
Dez candidatos disputam as duas cadeiras destinadas a Mato Grosso do Sul no Senado nas eleições deste ano. Além de Azambuja, estão na disputa Capitão Contar (PL), Soraya Thronicke (PSB), Vander Loubet (PT), Roberto Oshiro (Novo), Beto do Movimento (PSOL), Daniel Junior (Agir), Luiz Lemes (DC), Valderi Garcia (PCO) e Valter da Comagran (PRD).
O eleitor sul-mato-grossense terá dois votos para senador. Os dois candidatos mais votados serão eleitos para mandatos de oito anos, de 2027 a 2035. Não há segundo turno para a disputa ao Senado.
A eleição deste domingo tem seis escolhas na urna em Mato Grosso do Sul, nesta ordem: deputado federal, deputado estadual, senador para a primeira vaga, senador para a segunda vaga, governador e presidente da República.
Trajetória política
Aos 63 anos, Reinaldo Azambuja nasceu em Campo Grande e iniciou a trajetória política em Maracaju, onde foi prefeito por dois mandatos. Depois, foi deputado estadual e deputado federal.
Em 2014, foi eleito governador de Mato Grosso do Sul no segundo turno e permaneceu no cargo por dois mandatos, entre 2015 e 2023. Após deixar o PSDB, filiou-se ao PL em 2025.
Nesta eleição, concorre ao Senado com o número 222. A candidatura está registrada na Justiça Eleitoral.
Eleição em Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul tem 2.024.884 eleitores aptos a votar no primeiro turno, segundo dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral. O eleitorado escolherá presidente, governador, dois senadores, oito deputados federais e 24 deputados estaduais.
A votação ocorre das 7h às 16h no horário de Mato Grosso do Sul. Após o fechamento das urnas, os resultados começam a ser transmitidos e totalizados pela Justiça Eleitoral. O TRE-MS disponibiliza a divulgação dos resultados em tempo real após o início da apuração.





















