Aeroportos de MS terão mais de 26 mil assentos no feriado de Nossa Senhora Aparecida

19
Aeroporto Internacional de Campo Grande (Foto: Divulgação)

O feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida deve levar milhares de passageiros aos aeroportos de Mato Grosso do Sul entre sexta-feira (9) e terça-feira (13). Somente nos terminais de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, a Aena prevê uma oferta de 26.052 assentos em voos no período.

O Aeroporto Internacional de Campo Grande concentra a maior parte da oferta no estado, com 25.236 assentos previstos. O terminal da capital terá ligações principalmente com Guarulhos, Campinas, Congonhas, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Em Corumbá, a previsão é de 544 assentos disponíveis durante o feriado. Já o Aeroporto Internacional de Ponta Porã terá 272 lugares ofertados. Os dois terminais fazem parte da rede administrada pela Aena desde 2023, juntamente com o aeroporto da capital.

A oferta de assentos considera a capacidade total das aeronaves programadas para o período e não significa necessariamente que todos os lugares serão ocupados. A quantidade efetiva de passageiros depende da venda e do embarque nos voos previstos.

No cenário nacional, os 18 aeroportos administrados pela Aena terão mais de 1 milhão de assentos disponíveis entre 9 e 13 de outubro. Do total, 970 mil serão destinados a voos domésticos e 118 mil a operações internacionais.

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, aparece com a maior oferta, com 408.800 assentos. Entre os principais destinos estão Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Salvador.

Recém-incorporado à rede da Aena, o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, terá 321.375 assentos. Serão 214.831 lugares em voos domésticos e 106.544 em operações internacionais. Entre os destinos nacionais estão São Paulo, Porto Alegre, Vitória, Recife e Curitiba. No exterior, as principais ligações são com Buenos Aires, Santiago, Lisboa, Cidade do Panamá e Bogotá.

No Nordeste, o Aeroporto Internacional do Recife terá 161 mil assentos, sendo 150.944 em voos domésticos e 10.056 em internacionais. Maceió terá 45.460 lugares, enquanto João Pessoa contará com 35.016.

Na região Sudeste, além de Congonhas, Uberlândia, em Minas Gerais, terá 23.302 assentos disponíveis. As principais conexões são com Guarulhos, Congonhas, Campinas, Belo Horizonte, Brasília e Recife.

No Norte do país, Santarém terá 9.512 assentos ofertados e Marabá, 7.214. Também integram a programação os aeroportos de Carajás, Montes Claros, Campina Grande, Uberaba e Altamira.

Segundo a Aena, a expectativa de maior movimentação nos feriados prolongados exige preparação das equipes e da infraestrutura aeroportuária.

“Em feriados prolongados, como o do 12 de outubro, registramos aumento na movimentação de passageiros e operações. Toda a nossa infraestrutura e as equipes da Aena estão preparadas para atender os usuários com máxima eficiência, segurança e conforto”, afirmou Filipe Reis, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena Brasil.

A empresa recomenda que os passageiros cheguem aos terminais com antecedência e acompanhem diretamente com as companhias aéreas a situação dos voos antes do deslocamento ao aeroporto. A Aena mantém informações de voos e operações dos terminais em seus canais oficiais.