Temporada do futebol masculino começa em 6 de janeiro e termina em 5 de dezembro; Série A terá início no dia 27 de janeiro e será interrompida durante o Mundial disputado no Brasil
O futebol brasileiro terá uma temporada com calendário adaptado à realização da Copa do Mundo Feminina de 2027. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira (9) as datas das principais competições nacionais, com uma pausa de 41 dias na Série A durante o Mundial, que será disputado no Brasil entre 24 de junho e 25 de julho.
O calendário do futebol profissional masculino começa em 6 de janeiro, com a Copa do Brasil, e termina em 5 de dezembro, data prevista para a decisão do torneio. O Campeonato Brasileiro da Série A será disputado de 27 de janeiro a 1º de dezembro.
Segundo a CBF, a programação foi organizada para atender às exigências da Fifa para os países-sede da Copa do Mundo Feminina e distribuir as competições ao longo do ano. A entidade também prevê períodos de pausa e datas alternativas para acomodar eventuais adiamentos.
Ao anunciar o planejamento, o presidente da CBF, Samir Xaud, afirmou que a proposta foi construída em diálogo com clubes, federações e parceiros. O objetivo, segundo ele, é conciliar a realização do Mundial no país com a organização das competições nacionais.
Copa do Brasil abre a temporada

A Copa do Brasil será a primeira competição nacional a começar em 2027, com jogos a partir de 6 de janeiro e final prevista para 5 de dezembro. O torneio terá 128 clubes participantes.
Os times da Série A entrarão diretamente na quinta fase, enquanto os campeões estaduais de 2026 que não estiverem na elite nacional começarão a disputa na segunda etapa.
A CBF também ampliou o número de datas disponíveis para algumas fases do torneio. A quinta fase e as oitavas de final terão quatro datas cada, medida que, segundo a entidade, aumenta a flexibilidade para organizar os confrontos e as transmissões.
A Supercopa Rei, disputada em jogo único entre os campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, está marcada para 24 de janeiro, três dias antes do início da Série A.
Brasileirão será interrompido durante o Mundial

A Série A terá sua primeira rodada em 27 de janeiro e a última em 1º de dezembro. Durante a Copa do Mundo Feminina, a competição ficará 41 dias sem partidas.
A paralisação também será aplicada à Série B e à Copa do Brasil entre 24 de junho e 25 de julho. A CBF informou que nenhuma rodada do Brasileirão será disputada em Datas Fifa.
A Série B está prevista para ocorrer de 20 de março a 27 de novembro. Os playoffs que definirão vagas de acesso serão disputados nos dias 23 e 27 de novembro.
Séries C e D também terão pausa

As Séries C e D começarão em 4 de abril. A terceira divisão terá jogos até 31 de outubro, enquanto a quarta divisão terminará em 12 de setembro.
A Série C contará com 24 equipes em 2027. As duas competições serão interrompidas entre 19 de junho e 10 de julho, durante parte da Copa do Mundo Feminina, devido à possibilidade de utilização de estádios e centros de treinamento por delegações estrangeiras.
A CBF informou que poderá ajustar datas após a definição das bases das seleções que disputarão o Mundial. O sorteio da fase de grupos está previsto para 11 de dezembro de 2026.
Copas regionais serão disputadas entre março e junho

As competições regionais — Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa Sul-Sudeste — estão programadas para o período de 24 de março a 13 de junho.
O calendário também reserva os dias 18 e 24 de novembro para a remarcação de partidas adiadas e para facilitar a preparação de clubes brasileiros envolvidos em finais de torneios continentais.
Datas das principais competições em 2027
- Copa do Brasil: 6 de janeiro a 5 de dezembro
- Supercopa Rei: 24 de janeiro
- Campeonato Brasileiro – Série A: 27 de janeiro a 1º de dezembro
- Campeonato Brasileiro – Série B: 20 de março a 27 de novembro
- Copas regionais: 24 de março a 13 de junho
- Campeonato Brasileiro – Série C: 4 de abril a 31 de outubro
- Campeonato Brasileiro – Série D: 4 de abril a 12 de setembro
A primeira janela de transferências internacionais será de 4 de janeiro a 2 de março. A segunda está prevista para ocorrer entre 19 de julho e 10 de setembro.





















