Um jacaré-do-papo-amarelo foi encontrado escondido entre toras de eucalipto em uma unidade da cooperativa COAMO, às margens da BR-163, em Dourados, na segunda-feira (19).
Segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA), os funcionários isolaram a área e acionaram a Polícia Militar Ambiental, que resgatou o animal e o soltou em ambiente natural afastado da zona urbana.
Como o animal foi encontrado
O réptil estava entre a carga de madeira destinada às caldeiras da indústria, em meio a uma área de intenso movimento de máquinas e trabalhadores.
A presença do jacaré foi percebida pelos colaboradores, que acionaram a equipe do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2º BPMA) durante as ações da Operação Pesca Legal.
Resgate seguro e soltura
Os policiais utilizaram equipamentos e técnicas adequadas para capturar o animal sem causar-lhe ferimentos ou estresse. A inspeção atestou que ele estava em boas condições de saúde, sem lesões ou sinais de debilidade.
Em seguida, foi acomodado em caixa de contenção apropriada e transportado até um manancial nativo, onde foi devolvido à natureza longe de áreas urbanas.
A espécie jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) é nativa da região e seu resgate e relocação seguem as normas de proteção à fauna, garantindo a preservação do equilíbrio ecológico local.





















