Expografia Sesi 80 Anos percorre escolas da Rede Sesi para levar história e futuro da indústria aos estudantes

19
Foto: Divulgação

Após receber visitantes no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, a “Expografia Sesi 80 Anos – Indústria em Movimento – Do trilho ao bit” inicia uma programação itinerante pelas oito escolas da Rede Sesi em Mato Grosso do Sul. A iniciativa levará aos estudantes e à comunidade uma experiência que conecta a trajetória do desenvolvimento industrial do Estado aos desafios da educação, da inovação e da sustentabilidade para as próximas décadas.

Criada em comemoração aos 80 anos do Serviço Social da Indústria (Sesi), a mostra reúne acervo histórico, recursos audiovisuais, inteligência artificial e experiências sensoriais para retratar a transformação econômica e social de Mato Grosso do Sul, tendo como fio condutor a participação da indústria e da educação nesse processo.

A itinerância integra um conjunto de ações voltadas ao resgate e à preservação da memória institucional do Sesi. O projeto transforma as unidades escolares em espaços de autoria e reflexão por meio de atividades como oficinas de música e a produção das “Cartas para o futuro”, estimulando os estudantes a refletirem sobre o passado, o presente e o futuro do setor produtivo.

A iniciativa também dá continuidade ao movimento iniciado com a inauguração da expografia e a realização do Festival Conexões, que reuniu produções musicais de estudantes das escolas da Rede Sesi.

A ação faz parte de um projeto mais amplo de preservação da memória institucional, que prevê a criação do Centro de Memória Sesi, destinado à guarda e à salvaguarda do acervo reunido durante as comemorações dos 80 anos da entidade.

Agenda da Expografia Itinerante

  • 21/10 – Aparecida do Taboado
  • 22/10 – Três Lagoas
  • 23/10 – Ribas do Rio Pardo
  • 03/11 – Corumbá
  • 04/11 – Maracaju
  • 05/11 – Dourados
  • 06/11 – Naviraí
  • 10/11 – Campo Grande