
Linhas 300 e 400 atenderão os cemitérios Jardim da Paz e Santo Amaro; tarifa reduzida exige uso do cartão eletrônico
Quem pretende visitar os cemitérios de Campo Grande durante o feriado de Finados poderá pagar menos pela passagem de ônibus e contar com itinerários específicos para chegar aos locais. A tarifa será de R$ 1,98 para usuários do cartão eletrônico Smart Card neste domingo (1º) e na segunda-feira (2). A operação especial também prevê mudanças nos horários de 28 linhas e veículos de reserva para reforçar o atendimento.
A programação foi organizada pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), conforme a Portaria nº 36, de 30 de outubro de 2026. O objetivo é atender ao aumento da procura pelo transporte coletivo durante os dois dias, principalmente por passageiros que vão aos cemitérios.
No domingo, a linha especial 300 fará o atendimento ao Cemitério Jardim da Paz, localizado na saída para Sidrolândia. As demais linhas funcionarão com a tabela habitual de domingos e feriados.
Na segunda-feira, Dia de Finados, duas linhas especiais estarão disponíveis: a 300, com destino ao Jardim da Paz, e a 400, que atenderá o Cemitério Santo Amaro.
Mudanças nos horários de segunda-feira
No feriado, 25 linhas funcionarão com a tabela de sábado. Outras três — 126, 222 e 229 — manterão os horários dos dias úteis, de segunda a sexta-feira.
A linha 074, que liga a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) ao Terminal Júlio de Castilho, terá a Tabela 01 suspensa a partir das 18h55. As demais linhas seguirão o plano operacional de domingos e feriados.
Confira as 25 linhas que funcionarão com a tabela de sábado na segunda-feira (2):
- 051 – Terminal Bandeirantes / Shopping Campo Grande
- 061 – Terminal Moreninhas / Shopping Campo Grande
- 070 – Terminal Bandeirantes / Terminal General Osório
- 071 – Terminal Bandeirantes / Terminal Júlio de Castilho
- 072 – Terminal Morenão / Terminal Nova Bahia
- 073 – Terminal Nova Bahia / Terminal Júlio de Castilho
- 080 – Terminal Aero Rancho / Terminal General Osório
- 081 – Terminal Nova Bahia / Terminal Bandeirantes
- 085 – Terminal Morenão / Terminal Júlio de Castilho
- 101 – Terminal Guaicurus / Terminal Aero Rancho
- 110 – Parque do Sol
- 115 – Terminal Guaicurus / Terminal Aero Rancho
- 302 – Caiobá
- 313 – Terminal Bandeirantes / Tarumã
- 316 – Terminal Bandeirantes / Portal das Laranjeiras
- 319 – Lageado / Dom Antônio Barbosa
- 403 – Santa Carmélia – UEMS / Prefeitura
- 408 – Terminal Júlio de Castilho – via Ana M. do Couto / Jardim Aeroporto
- 416 – Planalto / Santa Carmélia
- 503 – Iracy Coelho
- 507 – Pioneiros
- 515 – Damha
- 517 – Terminal Morenão / Leon Denizart Conte
- 520 – Noroeste / Serraville
- 522 – Terminal Rita Vieira / Cristo Redentor
As três linhas que manterão a tabela de dias úteis são:
- 126 – Terminal Moreninhas / Moreninhas 3 e 4
- 222 – Terminal General Osório / UCDB
- 229 – Cabreúva Centro
Ônibus de reserva e reforço na frota
A operação prevê ainda três ônibus de reserva, com equipes, posicionados nos terminais de transbordo e na Praça Ary Coelho, das 5h às 19h. Os veículos poderão ser utilizados caso haja necessidade de reforço no atendimento.
O Consórcio Guaicurus deverá acompanhar a movimentação de passageiros nos horários de maior demanda e ajustar a quantidade de ônibus em circulação, se necessário. A operação será acompanhada pela fiscalização municipal.
Tarifa reduzida exige cartão eletrônico
A passagem custará R$ 1,98 nos dois dias para quem utilizar o cartão eletrônico Smart Card. O valor diferenciado faz parte da regulamentação municipal para datas especiais, entre elas o Dia de Finados.
Quem pagar por outra modalidade deve ficar atento às condições da tarifa, já que o desconto informado pela Agetran é destinado aos usuários do cartão eletrônico.




















