Petrobras reduz R$2,14 no botijão de 13 Kg e revenda pede redução as distribuidoras

391

05/08/2019 13h37
Por: Redação

A Petrobrás anunciou nesta sexta-feira 02/08, a redução de R$2,14 reais, equivalente a 8,16%, para o botijão de 13 kg, no caso do GLP industrial a redução chegou a 13%.

Revendedores pedem a redução as distribuidoras e reclamam que, as distribuidoras de GLP não reduzem os preços quando a refinaria aplica a redução, mas, sobem os preços imediatamente quando o anuncio é de aumento.

A última redução de preços que a Petrobras anunciou, foi a 9,8% no GLP industrial em 23 de julho e as revendas ainda não receberam essa redução. Esse fato é relatado a Abragás por revendedores de GLP de todo o país, entendemos que, “se as distribuidoras não repassarem a redução aos revendedores, os consumidores não perceberão redução nos preços”.

O mercado deveria ser livre em todos os elos da cadeia como determina a regra do livre mercado, mas na prática, temos um mercado concentrado na distribuição onde o revendedor não tem a opção de compra, a não ser da única distribuidora que este representa, há de se considerar que o livre mercado não funcionará para a revenda de GLP enquanto 5 grupos econômicos continuarem com o domínio de 92% do mercado de GLP.

Somente as ações propostas pelo governo federal alterando esse modelo de monopólio que predomina no país, liberando o envase dos botijões que são de propriedade dos consumidores e a possibilidade de venda fracionada, mudará esse cenário para a revenda e consequentemente para os consumidores.

Foto Ilustrativa