17.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 18 de julho, 2025
spot_img

Bairro Cidade Morena recebe obras de drenagem contra alagamentos

28/02/2020 11h20
Por: Sue Anne Calais

A prefeitura Municipal de Campo Grande começou esta semana as obras de drenagem e controle de enchentes no Bairro Cidade Morena, no quadrilátero abaixo da Rua Salmorão, formado pelas ruas Floreal, Buenópolis e Cana Verde.

A Prefeitura vai investir R$ 2,8 milhões para implantar 1,5 quilômetro de tubulação, 203 metros de galerias celulares e 220 metros cúbicos de gabião. Toda esta estrutura vai captar a enxurrada que desce das Moreninhas e da drenagem implantada na parte do bairro que já foi asfaltada.

Conforme o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, junto com o crescimento da população, a parte alta das Moreninhas, que hoje são 25 mil habitantes, aumentou a impermeabilização do solo e consequentemente a enxurrada chega com bem mais velocidade.

O projeto

A drenagem complementar e de controle de enchentes da Cidade Morena chegou a ser iniciada em 2014, mas foi interrompida na gestão passada. Retomada em 2018, a empreiteira que ganhou a licitação pediu rescisão do contrato.

Foi preciso refazer as planilhas e lançar um novo processo licitatório. A disputa na nova concorrência reduziu em R$ 748,1 mil (23,29%) o custo da obra.

A obra foi retomada este ano com duas frentes de serviço. Começou a ser instalada a tubulação na Rua Salmorão e na margem direita da Gury Marques, logo após o bueiro sob avenida.

Serão construídos 203 metros cúbicos de gabião (com 5 degraus) para estabilizar as margens e com isto evitar que haja erosão.

Na outra margem da Gury Marques, serão instalados 223,6 metros de galerias celulares, estruturas de concreto, cada uma pesando 25 toneladas que tem 2,5 metros de diâmetro.

Na Cidade Morena, a tubulação será instalada nas ruas Salmorão; Israelândia, Ubirajara Guarani, Jaguariúna, Floreal, Inconfidentes, Travessa Manoel José de Toledo e Buenópolis.

As galerias projetadas para a Buenópolis vão captar as águas pluviais que descem pela Rua Minas Novas.

Divulgação / PMCG

Fale com a Redação