24.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 22 de agosto, 2025
spot_img

Santa Casa isola parte do hospital para segurança dos atendimentos

28/04/2020 12h30
Da redação com informações da assessoria

A Santa Casa de Campo Grande definiu, durante este período de enfrentamento à COVID-19, um novo fluxo de entrada de pacientes na urgência e emergência do Prontomed, linha privada do hospital, para garantir maior segurança nos atendimentos realizados. Uma ala foi totalmente isolada e separada do prédio principal e do contato com os demais pacientes que procuram a unidade para atendimento de outras doenças.

Com a mudança, o Prontomed conta hoje com duas entradas 24h e, tanto pacientes quanto ambulâncias, desde a chegada na unidade privada, são orientados por sinalização específica a seguir para locais diferenciados entre pacientes “sintomáticos respiratórios” e “não sintomáticos respiratórios”.

De acordo com o médico coordenador do Prontomed, Dr. Amauri Viana, a segregação de pacientes sintomáticos e assintomáticos, desde sua chegada na unidade, garante ainda mais segurança aos pacientes de outras patologias, aos profissionais do setor e também ao prédio principal da Santa Casa, onde são realizados os atendimentos de alta e média complexidade, incluindo os procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência.

“Essa iniciativa visa a segurança do paciente, da equipe assistencial e a gestão de recursos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Além de não expor outros pacientes a um ambiente com potencial de casos do novo coronavírus, é garantido o atendimento por uma equipe dedicada a esse perfil”, disse Dr. Viana.

O percurso a ser percorrido para o atendimento médico foi definido pelo Comitê Interno de Enfrentamento à COVID-19 e, como parte das adaptações na logística do setor designado para os pacientes com sintomas respiratórios, 11 leitos foram adaptados, sendo cinco para internação, três de observação e três de emergência, além da criação de salas de paramentação e desparamentação exclusivas para os profissionais da linha de frente da unidade privada.

Divulgação

Fale com a Redação