Mães sendo mães em todos os dias do ano e durante a quarentena

637

Imagens de mães e filhos ao redor do mundo mostram a relação de amor e cuidados em todas as situações, inclusive em tempos de covid-19

10/05/2020 07h12
Por: Redação com EFE/R7

Dia das Mães (Brasil) ou Dia da Mãe (Portugal) é uma data comemorativa que homenageia anualmente a figura familiar materna (mãe) e a maternidade. A data de comemoração varia de acordo com o país. Em Portugal e nos países africanos de língua oficial ortuguesa é comemorado no primeiro domingo do mês de maio e no Brasil no segundo domingo do mês de maio.

A mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. A Enciclopédia Britânica diz: “Uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na antiga Grécia. A adoração formal da mãe, com cerimônias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor.”

O Dia das Mães foi oficializado pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1914.

No Brasil, coube à Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) a iniciativa da comemoração. A data foi trazida ao Brasil pelo então Secretário-geral da instituição, Frank Long.

A primeira celebração no país ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre. Aos poucos, a festividade foi se espalhando pelo país e, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio.

A iniciativa fazia parte da estratégia das feministas de valorizar a importância das mulheres na sociedade, animadas com as perspectivas que se abriram a partir da conquista do direito de votar, em fevereiro do mesmo ano. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

E a data vem sendo celebrada por décadas, em meio à fronteiras e pandemias, mas sempre cheio de amor e gratidão. Na foto de capaa da matéria, tirada na Califórnia (EUA), a mãe abraça seu filho após ele ter passado por um teste de covid-19

Mãe é amor, cuidado e proteção. Essa mãe está sem abrigo e alimenta sua filha nas ruas em uma cidade de Bangladesh

Na Espanha, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de maio

Essa imagem foi registrada em 2018, após a participação da astronauta Anne McClain em uma coletiva de imprensa, no Cazaquistão.

Mãe e filho se encontram durante a quarentena nos Países Baixos.

Durante a pandemia, mãe da à luz usando uma máscara de proteção. Os médicos também utilizam EPIs.

Mãe e filhos durante quarentena, em casa, na Tailândia. No país, o dia das mães é comemorado em agosto.

Registro feito na Faixa de Gaza, em uma favela nos arredores do campo dos refugiados. Lá, o Dia das Mães é comemorado junto com o primeiro dia da primavera.

Tal mãe, tal filha. A atleta Mercy Obiero assiste sua filha, Channel Obiero, praticar halterofilismo em uma academia em Eastleigh, Nairobi.

Mães carregam seus filhos enquanto caminham em direção ao centro de saúde durante uma campanha nacional de vacinação no Nepal.

Etienne Laurent /EFE/EPA - 28.04.2020

Monirul Alam /EFE/EP - 23.04.2020

salas /EFE/EPA - 03.05.2020

Maxim Shipenkov /EFE/EPA - 02.12.2018

 Jeroen Jumelet /EFE/EPA - 14.04.2020

Yuan Zheng /EFE/EPA - 07.03.2020

Rungroj Yongrit

Mohammed Saber /EFE/EPA - 23.05.2019

Dai Kurokawa /EFE/EPA - 06.03.2019

Narendra Shrestha /EFE/EPA -22.04.2020