03/09/2015 11h00
Semana Estadual de Prevenção e de Combate à Depressão agora é lei
AL/MS
A proposta de autoria da deputada Antonieta Amorim (PMDB), presidente da Comissão de Assistência Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa, que institui a Semana Estadual de Prevenção e de Combate à Depressão em Mato Grosso do Sul, foi sancionada nesta quinta-feira (02/09), no Diário Oficial do Estado.
A lei 4.711 prevê a realização da Semana Estadual de Prevenção e de Combate à Depressão em todo o Estado, anualmente, na semana que do dia 12 de abril, e sua inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Estado, instituído pela lei 3.945, de 4 de agosto de 2010.
O objetivo é a prevenção e o enfrentamento ao crescente número de pessoas depressivas no Estado. Em sua programação haverá palestras, seminários, debates, propagandas de cunho informativo, de prevenção e de combate à depressão, em parceria com órgãos públicos e privados.
A Semana será coordenada pelos órgãos responsáveis pela Saúde e Assistência Social, em conjunto com outras organizações que atuam na prevenção e no combate à depressão no Estado.
Projeto – Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que constam na justificativa da proposta da parlamentar, citam que Mato Grosso do Sul ocupa o 5º lugar no ranking brasileiro de pessoas depressivas, perdendo apenas estados do Sul e Minas Gerais.
“Sabe-se que apesar de ser a doença do século ainda há muitas pessoas que não conhecem os prejuízos que a depressão pode causar ao enfermo e a família, bem como há pessoas que não admitem ou que rejeitam o tratamento. Não se pode tratar do assunto como se a doença não existisse ou fosse menos preocupante que Aids ou câncer”, ressaltou Antonieta.
