28.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 22 de agosto, 2025
spot_img

Alunos da Reme são premiados em concurso ambiental

17/09/2015 16h30

Alunos da Reme são premiados em concurso ambiental

CG Notícias

Culminando as atividades do Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado no dia 18 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental de 6º a 9º anos, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) realizou na manhã dessa quinta-feira (17) a entrega de prêmios do concurso de redações e desenhos sob a temática desenvolvida acerca do descarte e devolução de embalagens de agrotóxicos.

O projeto convida alunos dos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental de escolas rurais a participarem de atividades de conscientização para um campo mais limpo.

Segundo a representante da ACRA (Associação Campo-grandense das Revendas Agrícolas), Renata Romanezzi da Silveira, investir na educação das crianças traz resultados efetivos no dia a dia do campo, uma vez que passam todo o conhecimento que recebem aos seus familiares e à comunidade. “Participando de projetos assim, percebemos que elas vão além das atividades de desenho e redação aos quais são propostas”, explica.

A professora Maria Luisa da Silva Batistotti, da Escola Municipal Darthesy Novaes Caminha, concorda com isso e afirma que esse tipo de trabalho pode trazer muitos benefícios ao ambiente em que essas crianças vivem: “Muitas vezes, os pais dessas crianças e os adultos dessas comunidades não tiveram oportunidade de conhecer e absorver conhecimentos sobre reciclagem, reutilização e descarte consciente quando tinham a idade desses alunos. Com esse projeto, hoje eles entendem a importância de ser consciente quanto a essas questões”, afirma.

Maria Luisa foi a orientadora do aluno Carlos Daniel Brito, de 9 anos, vencedor do primeiro lugar na categoria Desenho. O aluno explica que inspirou-se no dia a dia dos catadores de lixo para compor sua ilustração. “Com meu desenho, gostaria que as pessoas mudassem suas atitudes quanto ao lixo e que aprendam a cuidar bem de onde vivem”, finaliza.

O primeiro lugar na categoria Redação ficou para a Escola Municipal Manoel Gonçalves Martins, com a aluna Natalia Ramirez. Com seu texto, a aluna explica que gostaria que as pessoas do lugar onde vive tivessem consciência da importância em cuidar do meio ambiente: “Espero que, com ele, as pessoas possam mudar de atitude.”

Para Mara da Fonseca Baís, professora e orientadora de Natalia, trabalhar com essa temática pode fazer adultos melhores, mais conscientes.

Cerca de 200 alunos de escolas municipais participaram da competição. Os primeiros lugares foram premiados com um kit e um tablet.

O aluno Carlos Daniel Brito, primeiro lugar na categoria Desenho

Fale com a Redação