20.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 24 de julho, 2025
spot_img

A Sanesul quer ouvir você: responda a pesquisa e ajude a empresa a escolher os temas da Agenda ESG

A implantação de uma Agenda Ambiental, Social e de Governança é um dos objetivos do Plano Estratégico 2023-2027 da Sanesul. Para atingi-lo da forma mais eficiente e assertiva, a empresa precisa da opinião e do ponto de vista de cada cliente.

Acessando este link, você terá acesso a um formulário de pesquisa, onde irá selecionar os 5 temas que considera mais relevantes e importantes para a Sanesul desenvolver neste momento. No total, são 19 temas. Leia a descrição de cada um e faça suas escolhas a partir da sua visão estratégica. A pesquisa é anônima.

Entendendo o que é ESG
A sigla ESG, que no inglês significa Environmental, Social and Governance, é traduzido para português como Ambiental, Social e Governança (ASG) e corresponde a um conjunto de práticas e critérios que avaliam o desempenho de uma organização em relação a questões ambientais, sociais e de governança a serem considerados na avaliação de riscos, oportunidades e respectivos impactos, com o objetivo de nortear atividades, negócios e investimentos sustentáveis.

A Sanesul já possui procedimentos internos e ações públicas relativas a esses três temas. Entretanto, a estrutura ESG não é mais uma posição voluntária da organização, com ações pontuais, ou então apenas atendimento a legislações específicas. Devem ser práticas formalizadas, consolidadas, medidas e monitoradas por metodologia validada, passíveis de auditorias, o que gera transparência e confiabilidade dos dados, e diálogo dentro e fora das dependências da organização.

Atualmente, o projeto está na fase de Diagnóstico, a qual consiste no levantamento de ações, procedimentos e impactos relacionados às temáticas ambiental, social e de governança aplicados pela empresa.

Como parte desse processo, estamos desenvolvendo nosso estudo de Materialidade para identificar os temas mais relevantes para nossos stakeholders em termos de impacto socioambiental e também de risco financeiro. Para isso, foram realizadas entrevistas com a diretoria executiva, conselheiros, especialistas externos para identificação de riscos, tendências e oportunidades da empresa e do setor em ESG, bem como grupos de funcionários – especialistas internos – em cada temática.

Após a formalização da Agenda ESG, a Sanesul estará apta a publicar o primeiro Relatório de Sustentabilidade, conforme exige a Lei das Estatais, bem como explorar diversas linhas de crédito com viés de sustentabilidade de forma mais objetiva e segura.

Fale com a Redação