Um país fictício que se desprendeu do continente após explosões nucleares mal-sucedidas. Uma ilha à deriva, que sobrevive reciclando o “lixo cultural” do mundo. E personagens que transitam entre o absurdo, a poesia e a crítica social. Esse é o universo de “A Sbørnia Kontr’Atracka”, espetáculo musical que estreia nesta quinta-feira (16), às 20h, no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande, para uma apresentação única.
Misturando teatro, concerto e humor nonsense, a montagem conduz o público por uma viagem ao inusitado cotidiano da Sbørnia — um lugar anárquico e flutuante, onde as histórias revelam, com ironia e sensibilidade, reflexões sobre identidade, tradição e modernidade.
Legado de “Tangos e Tragédias”
A nova criação dá continuidade ao legado de Hique Gomez e do saudoso Nico Nicolaiewsky (1957–2014), criadores do lendário espetáculo “Tangos e Tragédias”, sucesso que marcou gerações. No palco, voltam à cena Kraunus Sang (Gomez), Nabiha (Simone Rasslan), MenThales (Tales Melati) e Pierrot Lunaire (Gabriella Castro). O inesquecível Maestro Plestkaya também reaparece em projeções no telão, mantendo viva a memória da dupla original.
Imersão e tecnologia no palco
Fruto de quase dez anos de desenvolvimento, “A Sbørnia Kontr’Atracka” amplia o projeto original ao integrar artes visuais, projeções criadas por Rique Barbo, trechos do longa “Até que a Sbørnia nos Separe” e a participação de coros locais de meninas caracterizadas como colegiais, que comentam com humor as ações no palco.
A experiência cênica é reforçada pelo som surround assinado por Edu Coelho, a iluminação de Heloiza Averbuck e projeções que criam uma atmosfera imersiva e poética.
“Os nove anos de desenvolvimento do projeto nos trouxeram possibilidades infinitas, expandindo o conceito para o audiovisual, artes visuais, interação de novos personagens e coros locais. É uma montagem que flui com ótima energia pelos principais palcos do país”, destaca Hique Gomez.
O projeto conta com patrocínio da Petrobras e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Um universo que atravessa gerações
O mundo da Sbørnia já ultrapassou os palcos há décadas: virou história em quadrinhos (1990), filme de animação (2013) e, mais recentemente, série premiada no Rio Web Festival, que conquistou os prêmios de Melhor Websérie Nacional e Internacional.
Com humor afiado, músicas originais e uma cenografia que une luz, projeção e interatividade, “A Sbørnia Kontr’Atracka” reafirma a vitalidade de um espetáculo que atravessa gerações, reinventando-se sem perder a essência que o tornou uma referência do teatro musical brasileiro.