21.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 19 de maio, 2025
spot_img

Abertura da Exponantec acontece amanhã em Nova Andradina

Para somar na disseminação de novas tecnologias para o campo, nesta quinta-feira (13) acontece a abertura da Exponantec — a Exposição Agropecuária de Nova Andradina — Feira Técnica. O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Nova Andradina e é organizado pela Sato Comunicação que traz no currículo a produção de mais de 400 eventos, a maioria focado em eventos agropecuários. “O produtor rural tem se destacado na busca por maior eficiência em seu trabalho, mostrando uma evolução sustentável do seu negócio e fazendo com que nossa cidade tenha resultados positivos, contribuindo para o crescimento da economia de todo o Estado”, aponta o presidente do Sindicato Rural, Marcus Vinicius Godoy Garcia Junior.

O perfil da produção agropecuária de Nova Andradina passou por mudanças. A pecuária, predominante na região há 10 anos, com uma área até então de 66 mil hectares, deu lugar ao plantio de cana, eucalipto, soja e outras culturas. Prova disso é que na safra 2020/2021, o município ocupou o segundo lugar no ranking em área plantada, com 12 mil hectares, perdendo apenas para Ponta Porã, com 15 mil hectares, conforme os levantamentos do projeto  SIGA-MS (Sistemas de Informações Geográficas do Agronegócio de MS). Os avanços na agricultura impulsionaram os produtores locais a buscarem conhecimento técnico para o fortalecimento do setor.

Conforme os dados da Famasul, na safra 21/22, a área utilizada para produção de soja em Nova Andradina foi de 41.609,62 hectares, fechando com uma produtividade média de 1.452,6 quilos/ha ou 24,21 sc/ha. A produção total do grão do município foi de 60.442,13 toneladas, representando 0,69 % produzidos no estado de Mato Grosso do Sul. Já de milho na 2ª safra, a área destinada para produção foi de 14.518 hectares, com uma produtividade média de 4.441,82 quilos/ha ou 74,03 sc/ha. A produção total de milho do município foi de 51.254,72 toneladas, representando 0,40 % do total produzido no estado.

A Exponantec segue até o dia 15 de abril e traz um espaço para que tanto produtores rurais da região quanto empresas privadas e públicas possam fazer negócios e se qualificar. O conhecimento técnico será repassado aos participantes, com palestras para produtores rurais, profissionais e acadêmicos do segmento rural. O evento vai proporcionar, ainda, um fórum para intercâmbio de ideias e experiências sobre os assuntos que afetam o mercado agrícola e pecuário.

A Exponantec 2023 conta com o patrocínio da Federação da Agricultura e Pecuária de  MS — Famasul  — e da cooperativa de crédito Sicoob e tem o apoio da Agraer por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – Semadesc – ligada ao Governo de MS, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS, e a Prefeitura de Nova Andradina.

A abertura será no dia 13, às 9 horas da manhã, e a programação traz cerca de 10 palestras e ainda um curso de drone promovido pelo Senar/MS e Sindicato Rural. A programação conta com conteúdos e palestrantes da Agraer, do Senar/MS, da Famasul, do Instituto Federal de MS e da Polícia Militar. 

Fale com a Redação