29.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 23 de fevereiro, 2024
spot_img

“Abertura do comércio no Carnaval fica à critério do empresário”, diz CDL

Pesquisa aponta que 70% dos comerciantes de Campo Grande devem abrir no Carnaval

As festas de carnaval no Estado estão a todo vapor, movimentando a economia. Mas, o funcionamento do comércio no período carnavalesco será normal? A CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Campo Grande explica que cabe a cada empresário decidir sobre a abertura ou não do seu comércio.

“Inicialmente, cabe enfatizar que o carnaval não é um feriado nacional e, sim, ponto facultativo, de acordo com o Governo Federal. Assim, cabe aos estados e municípios se posicionarem e ou legislarem a respeito”, afirmou a CDL.

Embora que a prefeitura Municipal de Campo Grande e o Governo do Estado tenham determinado ponto facultativo para o expediente nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro de 2024 (até às 13 horas), os donos de lojas e estabelecimentos comerciais da Capital têm a liberdade de abrir suas portas normalmente durante o Carnaval, incluindo a Quarta-feira de Cinzas (14).

“É importante observar que o Carnaval não é considerado feriado em Campo Grande. Portanto, a decisão de abrir ou fechar durante esse período é deixada a critério do empresário”, frisou o presidente da CDL, Adelaido Vila.

Adelaido explicou que é crucial esclarecer tanto para os empresários quanto para os funcionários que o Carnaval só é considerado feriado se houver uma lei municipal específica. “Como não há tal legislação na capital, cabe ao empregador decidir sobre a abertura ou o fechamento durante esse período ou negociar acordos com os funcionários”, frisou.

Pesquisa

Uma pesquisa da CDL realizada na última quarta-feira (7) revelou que a maioria, dos comerciantes de Campo Grande, vão manter o comércio funcionando durante o Carnaval.

Segundo os resultados do levantamento, 70% dos comerciantes de diversos setores optaram por manter seus estabelecimentos abertos normalmente durante os dias de folia carnavalesca. Enquanto isso, 30% decidiram não abrir suas portas durante o período festivo.

Fale com a Redação