22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 12 de abril, 2024
spot_img

Abril Laranja: campanha contra maus-tratos a animais terá realização intensificada durante todo este mês pela Capital

A Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal), da prefeitura de Campo Grande, lançou nesta terça-feira (2), o ‘Abril Laranja’ em campanha contra os maus-tratos a animais na Capital. A ação será continua, mas ao longo de todo este mês será intensificada, sendo realizada campanhas educativas em escolas e eventos pelo município. Um grande evento que contará com a campanha, será a 84ª Expogrande, que inicia na quinta-feira (4).

Conforme divulgação do ‘Abril Laranja’, as ações visam ensinar e alertar a população de que muitas situações, antes ditas como normais, não são mais aceitas, também em todo o mundo animal, em especial nos Pets domésticos.

A subsecretária da Subea, Ana Luiza Lourenço, afirma que o trabalho de conscientização realizado pela pasta está avançando de maneira positiva e que alguns pontos já podem ser percebidos no dia a dia da unidade de atendimento da Subea.

“Em 2023, a Subea realizou um intenso trabalho de conscientização, principalmente nas escolas, com o objetivo de levar essa consciência para as crianças desde muito cedo. Hoje, a procura por castração avançou de maneira significativa, exatamente pelo fato de a população entender a necessidade de se evitar ninhadas indesejadas e, assim, diminuir o índice de abandono”.

A titular alerta que muitas denúncias que a Subea recebe não são casos de maus-tratos, sendo necessária apenas orientação ao tutor, por não haver intenção de causar danos ao animal. “Na maioria dos casos, uma simples orientação ao tutor sobre adequações no ambiente ou diretamente com o animal se faz necessário, mas não se pode apontar um mal trato intencional propriamente”.

Expogrande

Assim como no ano passado, a Subea estará presente na 84ª Expogrande, uma das principais feiras agropecuárias do país, levando conscientização principalmente para as crianças.

Em 2024, foi programada uma novidade, a ser realizada durante a Feira, onde haverá uma ação de adoção de cães e gatos no sábado, dia 13.

“Este ano, além das ações educativas e da participação dos nossos mascotes [Sobá, Chipa e Harley], realizaremos nossa campanha de adoção, em parceria com as protetoras independentes, com mais de 60 animais para tentar achar um novo lar para eles”, frisou Ana Luiza.

Serviços

A Subea disponibiliza consultas veterinárias gratuitas às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. São distribuídas 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30, e 15 senhas à tarde, a partir das 13h.

O tutor deve comparecer à unidade de atendimento com o seu animal, além de documento com foto, comprovante de residência e o número do NIS.

Fale com a Redação