22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 17 de maio, 2024
spot_img

Agraer terá novo concurso público para preencher cargos vagos, diz governador

A Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) terá um novo concurso público para preencher os cargos que permaneceram em abertos no último certame. O anúncio foi feito pelo governador Reinaldo Azambuja nesta quinta-feira (29), durante a solenidade de entrega de 35 novos veículos e do encerramento da capacitação dos 33 novos servidores da própria Agraer.

Aberto em 2022, o processo para contratação de servidores mais recente da Agraer ofereceu 92 vagas que não foram totalmente preenchidas. “Para as vagas que ficaram abertas será feito um novo concurso, tanto para a Agraer quanto para a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegeal) e o Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul”, afirmou o governador, destacando ainda que a SAD (Secretaria de Estado de Administração) já foi autorizada a iniciar o processo.

Os 33 novos servidores da Agraer que passaram no certame deste ano tomaram posse dos cargos no último 15 de agosto. Deste grupo, 11 possuem formação de nível médio e 22 de ensino superior. Todos passaram pelo curso de capacitação que foi encerrado nesta quinta-feira depois de transferir conhecimento sobre o desenvolvimento rural no Estado. “Principalmente a assistência técnica, que é ensinar o pequeno produtor e as comunidades tradicionais que é possível produzir com mais produtividade e abrir mercado”, destacou Reinaldo Azambuja.

Para o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar, Ricardo Senna, a agricultura familiar vive uma transformação em Mato Grosso do Sul. “De mostrar para as famílias que elas podem produzir além da subsistência e colocar dinheiro no bolso. Antes, na agricultura familiar, pensávamos em famílias de assentados que basicamente trabalhavam com subsistência. Hoje, vemos famílias que estão produzindo com competitividade para o mercado”, pontuou.

O diretor-presidente da Agência, André Nogueira, ressaltou avanços obtidos pelo órgão público nos últimos anos, como capacitação para servidores, reformas prediais, construção de laboratórios, liberação de recursos para pesquisas e aquisição de maquinários. “Estamos no caminho certo para prestar assistência técnica para nossos assentados, comunidades e produtores familiares do Estado”, disse.

Novos veículos

Os 35 novos veículos entregues serão utilizados pelos servidores dos escritórios da Agraer em 33 municípios. Os carros Fiat Cronos Sedan foram adquiridos pelo valor de R$ 3 milhões, ou R$ 87,1 mil cada.

Agraer terá novo concurso público para preencher cargos vagos, diz governador
Novos carros entregues para a Agraer (Foto: Chico Ribeiro/Gov. de MS)
Fale com a Redação