19.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de abril, 2024
spot_img

Alerta: mais um mercado é autuado com produtos vencidos e ‘podres’ à venda na Capital

O Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) aponta como “Irregularidades em produtos expostos levam Procon Estadual a autuar supermercado”. Mas, traduzindo a linguagem, mais um mercado é multado com diversos produtos, perecíveis, vencidos à venda em Campo Grande. Contudo, o Supermercado Goianos no Jardim Santa Emília, alvo da fiscalização, não foi multado, apenas autuado, mesmo com o problema/crime contra todos os clientes, principalmente aos desatentos, que ainda compram a mercadoria fora do prazo de validade.

Conforme o Procon, foram confirmadas as alegações/denuncias dos cidadãos e constatadas inúmeras irregularidades em prejuízo dos consumidores e, em razão disso, foi expedido auto de infração que posteriormente poderá se transformado em multa. No local foram encontrados, produtos de origem animal sem informações necessárias ao consumidor e vencidos. “Foram 59 quilos e 390 gramas de carne bovina, aproximadamente 13 quilos de bucho e 1,850 quilos de  mocotó e 25 peças de queijo caipira sem quaisquer informações como procedência, data de processamento e data validade”, registrou o órgão.

O superintendente do órgão, Marcelo Salomão, aponta que “Essas foram apenas algumas das irregularidades denunciadas pelo consumidor e confirmadas pelas equipes de fiscalização do Procon/MS, no supermercado do bairro da Capital. Foi expedido auto de infração que posteriormente poderá se transformado em multa. Ele ainda explicou que a reincidência pode aumentar a multa”.

O Supermercado Goianos, ainda tinha no estabelecimento, 33 unidades de  biscoitos diversos,  16 pacotes de temperos,  mistura para bolo, creme de leite, farináceos, geleia de mocotó, shampoo, todos com prazo de validade vencido. “No local foram encontrados, também , produtos impróprios para o consumo por aparentarem deterioração e presença de  parasitas como é o caso de  três vidros de  palmito em conserva e farinha de rosca”, apontou Salomão.

Denunciem

O Procon esteve no local, após receber denúncias, a aprtir de então integrantes da fiscalização da Superintendência realizaram diligência no Supermercado Goianos localizado no Jardim Santa Emília, onde foram confirmadas as alegações dos cidadãos e constatadas inúmeras irregularidades em prejuízo dos consumidores, apontada acima.

E sem qualquer preocupação, o comércio tinha os diversos itens, citados acima, com prazo de validade expirado/acabados/ vencidos, entre todos as prateleira. Eram biscoitos diversos, pacotes de temperos,  mistura para bolo, creme de leite, farináceos,  geleia de mocotó, shampoo.

Como ainda, a ‘olhos nus’, haviam os produtos impróprios para o consumo por já estarem ‘podres’, aparentando deterioração e presença de  parasitas, como é o caso de  três vidros de palmito em conserva e farinha de rosca.

A denuncia é necessária para barrar este tipo de comercio ou no mínimo diminuir, pois devido ainda a burocracias ou outro entrave, o Procon, mesmo com tudo ‘a vista’, não multou ou muito menos ‘fechou’ o local.

A direção do Procon, não detalhou o porque não multar de imediato, apesar do “flagrante delito”.

Fale com a Redação