De alimento sagrado para as civilizações pré-colombianas a um dos pilares da nossa agricultura, o milho sempre foi de suma importância para as populações da América do Sul, América Central e Norte da Europa. Seu nome significa “sustento da vida” na língua indígena caribenha.

No Brasil,  o milho já era cultivado pela população nativa antes mesmo do contato com os colonizadores, sendo a base da alimentação indígena, juntamente com a mandioca. Com os portugueses, entretanto, o cultivo alcançou escala industrial e hoje, 500 anos depois, a produção do grão em 2022 é estimada em 115,6 milhões de toneladas, segundo a Conab.  Pela importância, o milho ganhou um dia só pra ele: o dia 24 de maio é considerado o Dia Nacional do Milho. 

Nutricionalmente falando, o milho possui diversos benefícios, pois é rico em antioxidantes, luteína e zeaxantina, além de apresentar alto teor de fibras. Também é muito versátil na cozinha, com centenas de receitas doces e salgadas. 

O grão é também parte fundamental da cultura brasileira, sendo muito apreciado na época de outono e inverno, principalmente com as festas juninas. E para comemorar o Dia do Milho em grande estilo, a chef de cozinha Heloísa Garcia compartilhou uma receita saudável e deliciosa de Bolo de Milho para fazer em casa. Todos os ingredientes você encontra no Fort Atacadista. A chef também disponibilizou o passo-a-passo da receita em seu perfil do Instagram www.instagram.com/docegraosobremesas.

Bolo de Milho saudável

  • 4 a 5 espigas de milho (ou 2 xícaras de grãos de milho)
  • 2 xícaras de chá de leite de côco 
  • 1 colher de sopa de óleo de côco (ou outro oleo vegetal) 
  • 4 ovos
  • 1 xícara de chá de açúcar (ou xilitol para a versão zero açúcar) 
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

  1. Lave bem as espigas de milho e com a ajuda de uma faca, separe os grãos;
  2. Bata os grãos de milho no liquidificador com o leite por mais ou menos 7 minutos, se for necessário divida o milho em duas partes;
  3. Em seguida, acrescente ao milho o açúcar ou adoçante, os ovos, o óleo de coco, o sal e bata até obter uma mistura homogênea;
  4. Não se assuste, o ponto da massa é bem líquido mesmo! Esse bolo de milho é rico em fibras por não ser coado;
  5. Despeje a massa em uma forma retangular pequena untada e enfarinhada (você pode utilizar farinha de trigo ou de arroz, caso prefira seu bolo sem glúten) e leve assar em forno preaquecido a 220º por cerca de 45 minutos, ou até que o bolo esteja firme e levemente dourado.
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