Thais Sanche dos Santos, de 13 anos, é a vencedora geral da Copa dos Campeões de Embaixadinhas. A aluna-atleta representou a Escola Estadual Emannuel Pinheiro, de Vila Rica, distrito do município de Vicentina, sob orientação do professor Edilson Martinez. A competição on-line, com transmissão ao vivo no YouTube, foi organizada pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) no último sábado (1).

Participaram estudantes-atletas da modalidade futsal do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) – Treinamento Desportivo, na faixa etária de 11 a 14 e 15 a 17 anos. O objetivo do torneio foi promover a interação entre alunos-atletas e professores de Educação Física de diversos municípios do estado, além de manter crianças e adolescentes ativos em casa durante a quarentena como prevenção ao contágio da Covid-19 e estimular a prática desportiva.

Na decisão, os participantes foram avaliados por tempo, ou seja, venceu quem ficou mais tempo realizando embaixadas. Thais Santos conseguiu ficar com a bola no ar por mais de 8 minutos e 40 segundos. Ela enfrentou três adversários. Pedro Henrique dos Santos Oliveira, da Escola Estadual Braz Sinigáglia (Batayporã), ficou em segundo; Lucas Kayky, da Escola Estadual Dorcelina de Oliveira Folador (Novo Horizonte do Sul), em terceiro e Leandra Lilian Rodeline Batista, da Escola Estadual Scila Medici (Deodápolis), em quarto. Os três primeiros colocados ganharam kits da Fundesporte.

“O resultado, acima de tudo, mostra que a mulher pode estar onde ela quiser e também praticar o esporte que ela quiser. Parabéns à Thais, ao professor Edilson e a todos e todas que participaram da competição”, destaca o supervisor técnico do futsal do Prodesc/Fundesporte, Flávio Denis de Andrade Medeiros. A modalidade também é coordenada pelo profissional André Luiz Matos. A final do torneio virtual ccontou com a mediação do técnico desportivo Fernando Quadros, que também integra o quadro de coordenadores do Prodesc.

Aluna-atleta do distrito de Vila Rica vence a Copa dos Campeões de Embaixadinhas

A primeira fase do festival on-line de embaixadinhas foi organizada no dia 24 de abril, reunindo 32 meninos e 11 meninas de escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) dos municípios de Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Batayporã, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia, Sonora, Três Lagoas e Vicentina.

O Prodesc

O Prodesc é desenvolvido pela Fundesporte em parceria com o Núcleo de Esportes (Nesp) da SED e objetiva incentivar a prática esportiva relacionada aos aspectos educacionais e à preparação para a vida em sociedade. O treinamento desportivo em diversas modalidades, coletivas e individuais, é realizado no contraturno das aulas da Rede Estadual de Ensino (REE), atendendo também Uneis, comunidades indígenas e quilombolas.

A finalidade também é identificar potenciais talentos esportivos entre os alunos-atletas. Em 2021, mais de 890 projetos foram aprovados e vão atender instituições de ensino de 62 municípios do estado. Além do Programa Especial de Esporte e Lazer Inclusivo, o Prodesc possui outros projetos vinculados: “Projeto Bom de Bola, Bom na Escola”; Programa Forças do Esporte (Profesp), das Forças Armadas; e Projeto MS Campeões – Treinamento Desportivo.

Comentários