Dois estudantes da Escola Sesi de Três Lagoas foram diplomados pela Câmara Municipal de Vereadores, na última terça-feira (20/05), para cumprir mandatos na primeira legislatura do Parlamento Jovem do município.
Leonardo Alencar Queiroz, aluno do 1º ano do ensino médio, tomou posse como vereador mirim e foi escolhido como 2º vice-presidente da Mesa Diretora do Parlamento Jovem. Ele foi apadrinhado pelo vereador Marcus Bazé. Izadora Freitas Souza Vital, do 9º ano do ensino fundamental, foi empossada como suplente.
O Parlamento Jovem é composto por 15 estudantes eleitos em 11 escolas públicas e privadas, além de dez suplentes, para cumprir mandato de sete meses com acompanhamento de vereadores como padrinhos. O programa foi criado para aproximar estudantes ao Legislativo e proporcionar a vivência com a política e as questões públicas.
Discursos
Leonardo de Alencar Queiroz abriu sua fala traduzindo o sentimento dos jovens e dos adultos presentes. “Estar aqui é mais que uma conquista, é um sonho. Desde muito jovem, acreditei que a força da política funciona como instrumento de transformação, onde a juventude precisa ser ouvida, valorizada e incentivada a participar da construção de futuro. Neste propósito, estou aqui. Agradeço meus pais por me aguentarem falar de política todo dia e toda hora. Hoje, vou ter a honra de caminhar ao lado de um grande homem, que é o vereador Marcus Bazé”, disse Leonardo.
Ao abrir a solenidade, o presidente da Câmara, vereador Tonhão, que é o idealizador do parlamento, agradeceu aos colegas pelo comprometimento com o programa e também às 11 escolas que aderiram à ideia, mobilizando a comunidade estudantil e familiares.
“Agradeço a cada escola pelo carinho e, principalmente pela confiança, por acreditar no programa e promover as eleições. Aos eleitos e suplentes, parabenizo pela ousadia, dedicação, conhecimento e coragem de colocar o nome à disposição. Nem todos se elegem, mas vocês tiveram esta conquista e poderão contar com os 15 vereadores. Nós vamos acompanhar vocês, formar, levar em solenidades, trazer outras autoridades para conhecerem, para se tornarem melhores cidadãos”, afirmou.