Alunos da Reme participam da Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares 2016

363

19/11/2016 08h30

Alunos da Reme participam da Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares 2016

CG Notícias

O alunos com deficiência, professores técnicos e membros da Secretaria Municipal de Educação (Semed), irão representar a Rede Municipal de Ensino (Reme), disputando no estado de São Paulo, a Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares 2016, que acontece Do dia 21 a 26 de novembro. Serão discuptadas as modalidades de Atletismo, Bocha, Natação, Tênis de mesa, Judô e Futebol de 7.

As Paralimpíadas têm o objetivo de estimular a participação de estudantes com deficiência física, visual e intelectual com atividades esportivas a interação e mobilização em torno do esporte. Para obter mais informações sobre os jogos o Comitê Paralímpico Brasileiro disponibiliza a página eletrônica www.cpb.br.paralimpiadas-escolares#.

Os jogos são abertos para alunos do sexo masculino e feminino, com deficiência física, visual ou intelectual, com idade mínima de 12 anos (nascidos em 2004) e máxima de 17 anos (nascidos em 1999). Serão divididos nas seguintes categorias: 12 a 17 anos (Atletismo, Bocha, Judô, Natação, Tênis em cadeira de rodas e Tênis de Mesa) e categoria 14 a 17 anos (Futebol de 5, Futebol de 7, Goalball, Tênis em Cadeira de rodas e Voleibol Sentado).

As escolas participantes da modalidade de Atletismo serão a E. M. Oliva Enciso, a aluna Omizia Nunes da Silva Santos, categoria de 12 a 14 anos e professora Jucilene Sena Brites; na modalidade de Natação a E.M. Oneida Ramos com a aluna Milaini Alviço Araujo na categoria de 12 a 14 anos; E. M. Licurgo de Oliveira Bastos com o aluno Allan de Oliveira Moreira e Lucas Daniel de Assis Dias na categoria 15 a 17 anos, também terá como técnico a professora Maristela Amaral Gaúna e como Staff da equipe a professora Karoline do Carmo Oliveira.

Para os jogos de Bocha as escolas representantes serão: E.M. Arlindo Lima o aluno Ismael Yure Yafuso Yamada Rodrigues na categoria 12 a 13 anos; E.M. Nagem Jorge Saad com a aluna Karen Luany Cavilione de Oliveira na categoria 12 a 14 anos, como técnico estarão designados os professores Cristiane Fátima Sevilha Sanches da E.M. Arlindo Lima e o professor Reginaldo Tadeu Fundador da E. M. Elisiu Ramires.

Na modalidade de Tênis de Mesa será a E.M. Múcio Teixeira Junior com o aluno Lucas Santiago Rios Nunes na categoria de 12 a 14 anos; E.M. Elisiu Ramires com o aluno Guilherme Silva na categoria de 12 a 14 anos. Os técnicos serão representados pelos professores Diego Vidal de Almeida da E. M. Antonio Jose Paniago, Gerson Falcão Acosta técnico da Divisão de Esporte, Arte e Cultura – Deac e também a professora Andrea Luiz Cavalcante da E.M. Elpídio Reis que irá como Staff da equipe.

Em relação à modalidade esportiva do Judô, a Secretaria Municipal de Educação não terá alunos representantes, somente a professora Anne Thalita Almeida Ferreira Silva da Escola Rafaela Abrão – CAIC que estará presente como técnica.

O futebol de 7, voltado para pessoas com deficiência será representado pela E. M. Plínio Mendes dos Santos com o aluno Bruno Pratis da Silva da classe 7, E.M. Múcio Teixeira Junior com o aluno Carlos Henrique de Oliveira Lima da classe 6 e E. M. João Nepomuceno com o aluno Gabriel Muzel de Carvalho da classe 6, todos na categoria de 14 a 17 anos. Os técnicos representantes do time de futebol serão Wagner Melo da Silva da E. M. Nagen Jorge Saad e o professor Antonio Carlos Mussi da Silva da E. M. Rafaela Abrão.

O aluno Gabriel treina duas vezes por semana no Radio Clube Campo juntos com outros atletas deficientes no 7 PC – Paralisia Cerebral. Com pequena dificuldade na fala, o aluno mencionou sua emoção de poder treinar o esporte que mais gosta. “Eu gosto de futebol. Falei para meu pai que essa é minha vida”.

Projeto Práticas esportivas
Para compor toda a equipe de jogos para participação da Paralimpíadas houve uma seletiva estadual a 5ª Paraesc – Paraolimpíadas Escolares Estadual realizada no mês de julho, no Eco Hotel Eco do Lago. Na modalidade do Atletismo foi realizada a seleção no Centro Olímpico da Vila Nasser e na modalidade da natação, a seletiva foi no Poliesportivo Dom Bosco.

De acordo com o professor Jerson Falcão, que coordena o projeto Praticas Esportivas Escolares – Esporte Adaptado, a Semed foi o grupo que numerou o evento. “A Semed teve a maior participação de representantes de alunos e professores na seletiva para poder compor a etapa nacional. Os técnicos que irão participar dos jogos correspondem a 70% da delegação que irá para São Paulo”, disse Falcão.

O projeto Práticas Esportivas Esporte Adaptado é coordenado pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Semed e foi criado para oferecer o treinamento esportivo no contraturno (fora do horário de aula) igual ao realizado pelos alunos sem deficiência. A intenção é oferecer o mesmo direito ao esporte aos alunos com deficiência e socializar, integrar e vivenciar as modalidades esportivas e individuais. O projeto abrange 1.200 alunos em 52 escolas da Rede Municipal com deficiências como o autismo, baixa visão, síndrome de down, intelectual, paralisado cerebral, auditivo e deficiente físico.

Quebrando paradgmas
Para a chefe do Núcleo de Educação Especial (Nued), Mirtes Jesuino, a prática da atividade esportiva incide em vários aspectos da vida da criança. “A prática do esporte resulta em vários aspectos a vida da criança. Primeiramente, ela contribui para o desenvolvimento global da criança; contribui para questão da atenção, de regras, o desenvolvimento da massa corporal, da psicomotricidade. São vários aspectos que incidem positivamente nas crianças, principalmente as crianças com deficiência ou com transtorno global de desenvolvimento”, explica.

Mirtes ainda ressalta que a condição de uma criança de ter deficiência não pode caracterizá-la de forma generalizada. “Tem criança com deficiência de aspecto cognitivo, no aspecto motor, comportamentais, alguns transtorno e síndromes que incidem sobre isso, mas isso nós não podemos determinar uma incapacidade de forma generalizada, então a pratica esportiva tem demonstrado como forma de quebrar os paradigmas que a própria sociedade tem. Todos têm potencial, desde que seja dada as condições para que esse potencial seja desenvolvido, a criança especial consegue atingir os resultados”, explica.

A secretária municipal de Educação, Leila Machado avalia que os alunos com deficiência têm potencial para o esporte e desde que seja dada as condições conseguem os resultados. “Além de de terem condições de um bom desepenho conseguem superar nossas expectativas”, completa Leila.

Alunos da Reme participam da Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares 2016

Alunos da Reme participam da Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares 2016

Alunos da Reme participam da Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares 2016

Alunos da Reme participam da Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares 2016

Alunos da Reme participam da Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares 2016

Alunos da Reme participam da Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares 2016

Alunos da Reme participam da Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares 2016