04/09/2018 14h05
Por: Redação
Os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Três Lagoas apresentaram trabalhos durante a Semana Acadêmica de Matemática realizada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A participação dos estudantes foi para divulgar os trabalhos de aplicação na área de Matemática produzidos por eles e discutir diversas vertentes da disciplina como uma forma de integrar acadêmicos de graduação, pós-graduação e docentes.
A atividade teve as participações dos alunos Sabrina Évellyn Raimundo de Sousa, Arícia Baia dos Santos, Elian Bressan Abrão, Renata Marques Pereira, Leticia Cossi da Silva e Rodrigo Oliveira de Souza Junior. De acordo com o professor Celson André de Lima Junior, que leciona a disciplina de Matemática na Escola do Sesi, a Semana Acadêmica da Matemática 2018 da UFMS em Três Lagoas contou com palestras, exposições, minicursos, oficinas, mesa redonda e apresentações de trabalhos.
Além disso, foi aberta a estudantes e professores de cursos que utilizem a Matemática para resolver e entender problemas, bem como também poderiam participar alunos e professores da Educação Básica, visando o fortalecimento da integração das escolas com a Universidade. “Aproveitei a oportunidade para realizar a apresentação dos trabalhos de Iniciação Científica que vem sendo produzidos pelos alunos ao longo do ano de 2018”, detalhou o professor.
Ele acrescenta que cada grupo apresentou um banner com o escopo e resumo do trabalho e os alunos ficaram responsáveis pela apresentação dos mesmos. “Um grupo apresentou como a Matemática é aplicada usada na pesquisa de produção de gerador de energia com ímãs de neodímio e como ela é usada na pesquisa de aproveitamento de recursos naturais por meio da dessalinização de água salgada usando bambu. Os grupos foram avaliados por um jurado composto por professores mestres e doutores da universidade”, reforçou.
Para a diretora Zuleica Alves Guimarães, a participação dos alunos no evento foi muito importante no sentido divulgar externamente no meio acadêmico os trabalhos de pesquisas científicas que eles estão desenvolvendo na Escola do Sesi. “Eles perceberam a importância da dedicação, continuidade e aprofundamento nas pesquisas que vêm realizando na Escola. Por meio delas, os alunos poderão obter resultados importantes na resolução de problemas da sociedade como o caso da energia e da água. Eles ficaram tão motivados com a oportunidade que participaram também de outros momentos da programação”, afirmou.
Os alunos
Para os estudantes da Escola do Sesi de Três Lagoas, a participação na Semana Acadêmica de Matemática realizada pela UFMS foi muito gratificante. “Levamos essa oportunidade como mais uma experiência que estamos tendo, pois está abrindo novas portas de conhecimento para nós estudantes, que estamos na 1ª série do Ensino Médio e apenas começando na área de pesquisa. Ficamos muito felizes por termos participado dessa semana e agradecemos a todos por essa nova chance de mostrarmos o nosso trabalho”, falou Letícia Cassi, aluna do grupo de pesquisa Produção de Gerador de Energia com Ímãs de Neodímio.
Já a aluna Arícia Baia dos Santos, do grupo de pesquisa de Aproveitamento de Recursos Naturais Através da Dessalinização de Água Salgada Usando Bambu, completa que foi uma experiência muito legal. “Foi uma preparação para próxima feira que pretendemos ir, onde, além de apresentar nosso projeto, também adquirimos novos conhecimentos e conhecemos novos projetos incríveis”, disse.
A estudante Sabrina Évellyn Raimundo de Sousa, do grupo de pesquisa de Aproveitamento de Recursos Naturais Através da Dessalinização de Água Salgada Usando Bambu, completa que foi uma experiência incrível. “Nós obtemos muito conhecimento em palestras, minicursos e oficinas, no qual provavelmente utilizaremos em outras feiras. Durante a apresentação também houve um jurado para nos avaliar, e tivemos um grande desempenho de acordo com ele, o nervosismo foi superado e no final ficou tudo certo”, declarou.
“Foi boa e incrível a experiência de estar lá, pois, nos proporcionou diversos conhecimentos, aprimorou nossa apresentação e podemos observar outras partes presente no nosso trabalho”, ressaltou a aluna Renata Marques Pereira, do grupo de pesquisa Produção de Gerador de Energia com Ímãs de Neodímio. “Durante a nossa apresentação apareceu o jurado para nos avaliar. Ele era professor de Matemática e Física e deu uma pequena impressão de que ele gostou do nosso projeto. Após ele sair, nós continuamos lá para apresentar as pessoas interessadas que estavam no local. Essa oportunidade nos ajudou muito para aprimorar e crescer o nosso projeto”, afirmou o aluno Elian Bressan Abrão, do grupo de pesquisa Produção de Gerador de Energia com Ímãs de Neodímio.




















